Rafard

‘A cidade está nojenta’, critica presidente da Câmara

09/12/2016

‘A cidade está nojenta’, critica presidente da Câmara

Redes sociais são as ferramentas usadas para tornar pública as reclamações; acúmulo de lixo e entulho foi assunto na última sessão em Rafard
Moradores reclamam da falta de coleta dos entulhos em diversos pontos da cidade (Foto: Ivanete Cardoso)
Moradores reclamam da falta de coleta dos entulhos em diversos pontos da cidade (Foto: Ivanete Cardoso)

RAFARD | A principal reclamação neste fim de ano em Rafard, é quanto a coleta de lixo e entulhos. Na última sessão da Câmara, na terça-feira, 6, o assunto foi abordado na tribuna livre. Já nas redes sociais, as reclamações são diárias.
O presidente do Legislativo, Wagner Bragalda, afirmou que o serviço de coleta é de responsabilidade da Prefeitura, porém, para o vereador, também falta a colaboração dos moradores. “A cidade está nojenta, esta é a verdade. O lixo está se acumulando em vários pontos da cidade, só no meu bairro tem lixo que já está lá por quase dois meses, e eu tenho cobrado toda semana. Este serviço é de responsabilidade da Prefeitura, porém também é necessária a colaboração dos moradores para que ajudem a manter a cidade limpa”, relatou Bragalda.
O vereador informou que o caminhão de coleta de lixo da Prefeitura está quebrado e que funcionários foram dispensados neste fim de mandato. O serviço, segundo ele, está sendo feito por funcionários que usam um trator e um caminhão. “Os funcionários estão fazendo o que podem, mas tem gente capinando quintais enormes e colocando a sujeira na rua. É preciso ter mais fiscalização”, cobra o parlamentar.
A ineficiência na coleta de lixo na cidade é assunto recorrente nas últimas semanas. Uma moradora do Centro da cidade publicou fotos no seu perfil do Facebook, denunciando o acúmulo de lixo na Rua José de Moraes Barros, que segundo ela já passava de 40 dias.
“O que antes era entulho, hoje virou lixo de todo tipo, como remédio e restos alimentares. Já ligamos e já pedimos [na Prefeitura], e toda a vizinhança já fez o que tinha que fazer. Isso é uma vergonha, passados os 40 dias”, criticou a designer de moda Emeline Lucca, na manhã de segunda-feira, 5.
Na semana anterior, moradoras das ruas Giovani Boscolo, Carlos Lucchi e Amélio Fedrighe, no bairro Popular, afirmaram que o lixo de suas ruas não está sendo recolhido com frequência. “Mais uma vez o caminhão de lixo não passou, e isso já acontece faz tempo. O lixo fica na rua e os cachorros reviram tudo, sem contar o mau cheiro”, conta a moradora, que não quis se identificar.

O outro lado
Segundo o setor responsável, o serviço de coleta de lixo em Rafard é feito com veículos e funcionários próprios da Prefeitura. Só de lixo doméstico são coletados cerca de 190 toneladas por mês. O Executivo alega que a coleta de lixo é feita diariamente, das 4h às 15h.
Questionada sobre as falhas na coleta de lixo e também da coleta de entulho, que segundo os depoimentos, chega a demorar mais de dois meses para passar, a Prefeitura afirmou que o serviço de coleta de lixo doméstico é diário. “O que pode ter acontecido é de os moradores terem colocado o lixo pela manhã e o caminhão já ter passado na madrugada”, esclarece.
Já sobre as reclamações da falta de coleta de entulhos, o governo municipal afirmou que a coleta é feita sempre nos dias 15 e 30 de cada mês, exceto quando as datas caem de final de semana. Apesar de admitir que os atrasos existem, a Prefeitura alega que o problema também está no comportamento dos moradores. “Muitos moradores não tem cumprido o que foi proposto pela Prefeitura de colocar apenas os restos de vegetação e em pequenas quantidades, com isso o caminhão acaba trabalhando em serviços extras para atender a todos”, justifica.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?