Uma das maiores preocupações dos pais e responsáveis pelas pessoas com deficiência é a angústia de quem vai cuidar dos nossos entes quando nós não estivermos presentes?
Normalmente, o primeiro ambiente que os responsáveis não estão presentes é o ambiente escolar e esse é o tema da nossa coluna hoje: a importância do cuidador escolar!!!
Esse tema surgiu, pois, percebi que muitos pais ficam em dúvida e até algumas escolas determinam que cuidadores sejam acompanhantes.
Segundo um edital de Capivari, as aptidões do Cuidador são:
“Prestar cuidados assistenciais de higiene pessoal e do ambiente dos alunos portadores de deficiência, nas EMEIs e EMEIEFs.
Oferecer o acompanhamento individualizado, de forma a viabilizar a mobilidade no ambiente escolar, o atendimento de necessidades pessoais e a realização de outras tarefas que não podem ser prestadas pelos professores.
Auxiliar os alunos na hora das refeições, ajudando-os no processo de alimentação e na hora do repouso.
Organizar e cuidar dos pertences pessoais dos alunos, auxiliar no uso e troca de roupas, trocar fraldas, dar banho e zelar pela higiene, dar mamadeiras, papinhas e alimentos sólidos, obedecendo aos horários estabelecidos pela unidade e quando houver necessidade.
Zelar pela integridade física, mental, moral e social dos alunos sob a sua responsabilidade. Auxiliar nos serviços de saúde e outros serviços requeridos no cotidiano, quando se mostrar necessário e pertinente.
Auxiliar o professor nas atividades de cuidar.
Acionar imediatamente a direção em casos de doenças ou acidentes com as crianças.”
Como podemos ver o Cuidador é a nossa continuidade no ambiente escolar. Um Profissional muito especial que mantém as atividades de autocuidado em ordem.
Profissional muito importante e necessário.
Um tempinho atrás tive a oportunidade de ver esse profissional sob uma perspectiva muito superior graças a mãe atípica Renata: A de que auxilia na criação do olhar o ser humano por traz de um corpo. Por isso a importância de ser uma pessoa responsável não várias, porque sendo uma pessoa podemos ensinar a importância de que não é qualquer pessoa nem várias pessoas que tocam no seu corpo e ter essa educação de prevenção diminui os dados alarmantes sobre a violência sexual.
Se uma criança, jovem é trocado por várias pessoas na escola, pode a depender da deficiência criar a falsa ideia que qualquer um pode tocar deixando-a vulnerável.
Por isso a importância de deixar bem estabelecido quem é esse profissional e na falta dele o professor auxiliar desempenhar essa função como diz o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Agradecimento muito especial a todos os cuidadores que desempenham um papel essencial, sem vocês a aprendizagem seria comprometida. Vocês são a continuidade nossa e tem nosso maior respeito!
Aproveito a oportunidade de esclarecer que o professor auxiliar pode ser cuidador também se tiver dentre as aptidões técnicas ou acordado, mas o cuidador não é o professor auxiliar. Reforçando, Cuidador não acompanha nas atividades acadêmicas e nem exerce funções acadêmicas!!! Vemos muitas escolas disponibilizando cuidadores, mas não o professor. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Um tem a função de autocuidado e auxiliar nas atividades de vida diária e o outro de aprendizagem adaptadas segundo a singularidade identificada na avaliação individual prevista em lei.
Outra informação importante o cuidador pode atender mais de um aluno assim como o professor auxiliar, neste caso é preciso observar se as singulares dos alunos são similares para que não haja prejuízos na aprendizagem de alguém. professor auxiliar é muito mais que manter a ordem na sala de aula, ele é o responsável para dar a acessibilidade ao aluno.
Estamos em época de matrícula e rematrícula. Que no novo ano letivo, possa trazer cuidadores maravilhosos!!! Nosso muito obrigado!