CapivariNotícias

“A reeleição para vereador vai ser difícil”, aponta pesquisa

11/03/2016

 “A reeleição para vereador vai ser difícil”, aponta pesquisa

Estudo realizado pela MR Consultoria mostra que nas últimas três eleições, a maioria dos vereadores não conseguiram se reeleger na região
Maurício Romanini, proprietário da MR Consultoria (Foto: Arquivo pessoal)
Maurício Romanini, proprietário da MR Consultoria (Foto: Arquivo pessoal)

REGIÃO | A reeleição para o cargo de vereador não é tarefa fácil, principalmente, nas quatro cidades da região – Capivari, Rafard, Mombuca e Elias Fausto. É o que mostra uma pesquisa intitulada “Diagnóstico da Reeleição em Capivari e região”, realizada pela MR Consultoria. Segundo o estudo, na média, nestas cidades, a renovação da Câmara de vereadores é de 70%. No Estado de São Paulo a chance de renovação é bem menor, em torno de 31%.
A pesquisa qualitativa cruzou dados do Tribunal Superior Eleitoral e das Câmaras de Capivari, Rafard, Mombuca e Elias Fausto, e analisou as três últimas eleições, confirmando que não é simples conseguir um novo mandato nestas cidades. “A eleição para vereador é muito difícil devido ao grande número de candidatos, que muitas vezes concorrem no mesmo bairro e dentro do mesmo partido”, pondera o consultor político Maurício Romanini.
Segundo ele, a alta porcentagem de renovação no Legislativo resulta do descompromisso e despreparo. “A população não vê os vereadores atuando de maneira efetiva em benefício da cidade e o despreparo dos políticos é muito grande”, afirma.
Com 15 anos de experiência em campanhas políticas e 12 livros publicados sobre o assunto, o consultor dá algumas dicas para os vereadores que buscam a reeleição. “É preciso trabalhar o marketing político durante todo o mandato, que, aliás, é tarefa para especialista no assunto. Não descuidar da sua base eleitoral e, acima de tudo, mostrar resultados”, lembra.
Romanini explica que a cada quatro anos muitas pessoas se aventuram no mundo da política, se lançam candidatos e a maioria fica pelo caminho. “Este ano, principalmente os novatos, terão que vencer o descrédito da população com a classe política, que é enorme. Já os que concorrem a reeleição terão sua competência colocada à prova”, alerta o consultor.

Fonte: MR Consultoria/TSE
Fonte: MR Consultoria/TSE

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?