Capivari

Ambulatório IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, disponibiliza PrEP

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais que, tomado todos os dias, protege da contaminação do vírus HIV, promovendo uma vida sexual com menor chance de contaminação.

A PrEP é recomendada para pessoas homossexuais, homens que tem relações sexuais com outros homens, casais sorodiscordantes, trabalhadores(as) do sexo e transsexuais.

A PrEP consiste na combinação de dois medicamentos em um único comprimido, impedindo desta forma que o vírus do HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo.

O Ambulatório tem como objetivo informar os devidos cuidados para o uso desses medicamentos. Quando o paciente demonstra interesse pelo tratamento, é necessário preencher um questionário para saber se a pessoa já fez o uso da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), além de fazer exame de sangue e teste rápido de HIV, para somente assim dar sequência ao procedimento.

Caso tudo esteja certo, o paciente recebe a liberação médica para iniciar o tratamento por 30 dias seguidos; é importante destacar que o tratamento não pode ter interrupção, com a eficácia devendo aparecer até 20 dias após a ingestão do primeiro comprimido.

Após 20 dias seguidos de tratamento, é necessário voltar até o Ambulatório de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para refazer os exames do início do processo, para haver a certificação de que a saúde do paciente não foi prejudicada em outros aspectos.

Caso esteja tudo bem, será concedida a renovação do tratamento, desta vez por 90 dias, sendo necessário refazer o processo faltando 10 dias para encerrar o período, para obter nova renovação.

O Ambulatório IST ainda informa que, mesmo com o uso da PrEP, é necessário o uso de preservativo durante atividades sexuais para se prevenir de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, tais como Sífilis, Clamídia, gonorreia e Hepatite.

A unidade também atende pessoas não pertencentes ao público-alvo, na rua Bento Dias, 265, Centro. Para mais informações, o Ambulatório de Infecções Sexualmente Transmissíveis atende através do telefone 3492-7442 ou pelo e-mail [email protected]

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
>>1XBET