DestaquesRafard

Assinante, filha de colunista e anunciante acompanharam a evolução do periódico

São três décadas percorridas pelo jornal O Semanário, e nesta caminhada, muitos assinantes, colaboradores e clientes se tornaram mais que parceiros, eles são amigos e viram de perto a evolução do único veículo de comunicação impresso de Rafard.

Para falar um pouco destes 30 anos de parceria, nada melhor do que os depoimentos de pessoas que fazem parte desta trajetória: um dos primeiros assinantes, a filha de um dos mais fiéis colaboradores (em memória) e o empresário que apoia o jornal desde a primeira edição. Confira!

O assinante

O aposentado rafardense, Luiz Quibáo, de 78 anos, é um dos primeiros assinantes d’O Semanário. Nestes 30 anos, ele já se tornou mais que um assinante, é um dos nossos amigos de caminhada.

luiz-quibao-assinante-o-semanario-30-anos
Luiz Quibáo é um dos assinantes mais antigos do Semanário (Foto: Deise Campanholi)

Quibáo conta que todos os dias sai bem cedo para caminhar, e nas sextas-feiras, não é diferente, mas quando volta para casa já procura pelo Semanário para saber as notícias da cidade. E se o entregador demorar, ele já liga para saber o que aconteceu.

“Gosto de saber das notícias. Muita coisa que acontece aqui em Rafard eu fico sabendo através d’O Semanário. A cidade é pequena, precisa de um jornal que fala daqui. O Semanário é um bom jornal, e vem melhorando a cada dia”, registra.

Na data festiva dos 30 anos, Luiz Quibáo deseja que O Semanário continue como é hoje, levando a notícia bem cedo na casa dele. “Vou continuar esperando toda sexta-feira, depois da caminhada. Parabéns pelo aniversário”, finaliza.

O eterno colaborador

O escritor, poeta, historiador e jornalista Pedro Silveira Rocha, foi um dos colaboradores do jornal O Semanário. Ele figurou nas páginas do impresso na primeira edição, em 1991, até duas semanas antes do seu falecimento, em 17 de novembro de 2011, aos 96 anos.

irani-forte-filha-de-silveira-rocha-osemanario-30-anos
Irani Forte é filha do saudoso escritor e poeta, Pedro Silveira Rocha (Foto: Arquivo pessoal)

Em seu artigo na primeira edição, em 25 de maio ele escreveu: “Fundar um jornal em uma cidade pequena é tarefa difícil, empreendedorismo que demanda pulso firme, coragem, alevantado ideal (…), por isso louvo a iniciativa da fundação d’O Semanário, que também foi recebida pelos rafardenses com simpatia e aplausos”.

A convite da reportagem do jornal, a filha do escritor, Irani de Fátima Silveira Rocha Forte, contou um pouco de como era a relação do Pedrinho com O Semanário.

pedro-silveira-rocha
Pedro Silveira Rocha (em memória) foi colunista e colaborador do jornal O Semanário desde a primeira edição; escreveu artigos até quinze dias antes
da sua morte, em 2011 (Foto: Arquivo/O Semanário)

“Ele tinha um sentimento especial, por que não dizer de amor, por este jornal! Esperava ansioso sua chegada nos fins de semana para, com satisfação, ler seus escritos e inteirar-se das últimas notícias”, relata Irani ao recordar que o pai sempre acreditou que O Semanário teria vida longa, sucesso e missão nobre.

A filha relatou que Pedrinho escolhia os temas de seus artigos de acordo com os acontecimentos do momento, independente do lugar onde ocorriam ou da área a que pertenciam, como por exemplo: política, saúde, educação, ambiente, datas comemorativas e outras, como também fatos do cotidiano das pessoas e até dele mesmo. “Porém, era sobre Rafard, a cidade que tanto amou, que ele mais escrevia”, destaca.

“Em nome do meu querido pai, e inspirado em suas palavras, parabenizo este meio de comunicação pelos 30 anos de sua existência. Vida longa ao Jornal Rafardense, O Semanário”, conclui Irani.

A empresa parceira nos 30 anos

A empresa de transportes MM Souza, de Capivari, foi uma das primeiras parcerias de publicidade do jornal O Semanário. Desde a primeira edição, até os dias de hoje, a propaganda da empresa esteve estampada nas páginas do jornal.

milton-souza-anunciante-o-semanario-30-anos
Proprietário da MM Souza, Milton, acreditou no ideal do jornal O Semanário desde a primeira edição e é anunciante até os dias de hoje (Foto: Arquivo pessoal)

A MM Souza completa 42 anos em 2021, e um dos proprietários, Milton Juvenal de Souza, falou sobre a parceria de 30 anos com o jornal.

“É uma parceria duradora, somos parceiros desde a primeira edição. O Semanário é um veículo de comunicação de muita credibilidade, e para nós, da MM Souza, isso ajuda a impulsionar a nossa marca. Toda a equipe da MM Souza parabeniza o jornal O Semanário e deseja que venham os próximos 30 anos, com muita informação e credibilidade”, reconhece o empresário.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?