Capivari

Associação Santa Rita passa a abrigar garotos

A partir de outubro, a cinquentenária Associação Santa Rita de Cássia passará a atender garotos. Atualmente, a entidade abriga apenas meninas. A mudança atende à regulamentação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que não permite que irmãos de sexo oposto sejam separados. A informação é do vereador Rodrigo Abdala Proença (PPS) e foi anunciada na sessão de segunda-feira, 26.
“Separar irmãos é um trauma”, disse Proença. “As entidades tinham estatuto diferente [ao previsto no ECA]: ou atendiam meninos ou atendiam meninas”. Outro abrigo de Capivari, a Associação São Jerônimo, fundada em 2004, atende apenas garotos.
O vereador explicou que a mudança do estatuto da Santa Rita, que passa a valer já em outubro de janeiro, só foi possível graças ao reordenamento dos abrigos do município, conduzido por vereadores, membros de entidades e representantes da Prefeitura. Meses depois, em janeiro do próximo ano, todos os garotos da Associação São Jerônimo serão acolhidos na Santa Rita, formando, assim, um único abrigo.
Para melhorar a estrutura da Associação Santa Rita, Proença anunciou o repasse de R$ 50 mil de emenda parlamentar do deputado estadual Roberto Morais (PPS). O dinheiro, segundo ele, é para ser investido na ampliação do local e na compra de móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Elogios
A novidade foi comentada pela vereadora Gilceane Orosco Malto (DEM) em tribuna. Ela destacou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, em específico pela secretária da pasta, Sueli Valarini Batagin, e pela assistente social Giovana Amorin.
“Acompanhei o empenho delas em fazer com que as Entidades entendessem a importância do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe que os irmãos fiquem longe”, disse a presidente do DEM, que também elogiou a diretoria da Associação Santa Rita de Cássia por acatar as novas normas e passar a abrigar meninos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?