CapivariNotícias

Bate Bola com o prefeito de Capivari Rodrigo Proença fala sobre o Fundo Social de Solidariedade

03/08/2015

Bate Bola com o prefeito de Capivari Rodrigo Proença fala sobre o Fundo Social de Solidariedade

Nesta edição, a coluna Bate Bola com o prefeito de Capivari Rodrigo Proença fala sobre o Fundo Social de Solidariedade. Confira:
Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

O Semanário – Como são desenvolvidas as ações do Fundo Social de Solidariedade em Capivari?

Rodrigo Proença – As ações do Fundo têm o objetivo de amparar as famílias menos favorecidas e oferecer a elas mais oportunidades e qualidade de vida. O trabalho do Fundo Social é feito pela minha esposa Paula e sua equipe de voluntárias. Juntas, elas são incansáveis na busca por novas iniciativas e projetos que venham somar nas ações solidárias em Capivari. Muitos projetos são desenvolvidos em parcerias com outras Secretarias, e com isso estamos alcançando ótimos resultados.

O Semanário – Quais foram os resultados das últimas Campanhas realizadas pelo Fundo Social?

Rodrigo Proenaça – Os resultados estão superando nossas expectativas. Só na Campanha dos Cobertores foram arrecadas mais de 2 mil peças, que já foram distribuídas para as famílias que mais precisam. Durante a Programação de aniversário da cidade foi realizado o Jogo Solidário na Arena Capivari com dezenas de doações de alimentos que foram encaminhadas para o Fundo Social. Estas e todas as outras ações do Fundo estão alcançando ótimos resultados. É muito importante lembrar que temos o apoio e a participação valiosa de toda a comunidade. Este trabalho só é possível porque temos a participação e o compromisso de todos.

O Semanário – Uma das iniciativas de maior destaque no trabalho do Fundo Social são as parcerias para a compra de cadeiras de Rodas. Como tem sido este trabalho?

Rodrigo Proença – É uma ação conjunta entre a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e o Fundo Social de Solidariedade. São ações que arrecadam fundos para a compra de cadeiras de rodas que são doadas para aqueles que mais precisam. Tivemos em abril, o Jantar em Homenagem à ex primeira-dama Maria Ap. Forti, que foi uma das mulheres mais atuantes nas causas sociais em Capivari. Só no jantar participaram mais de 200 pessoas e toda a verba arrecadada foi para a compra de cadeira de rodas. Foi uma noite de homenagens e atos de solidariedade. Além desta iniciativa, acontecem outras como as vendas de pastéis e pizzas durante os eventos na cidade e a busca de recursos e parcerias para não deixar de atender às pessoas com deficiências que precisam das cadeiras. Participei de várias visitas para a entrega destas cadeiras, e é impossível descrever a alegria das pessoas que são ajudadas com algo tão importante para as suas vidas.

O Semanário – Quais são os trabalhos voltados para a geração de renda e capacitação profissional?

Rodrigo Proença – O Fundo Social conquistou a Escola da Beleza que já capacitou dezenas de pessoas em Capivari. Esta conquista foi resultado do trabalho do nosso Fundo Social em parceria com o Fundo Social do Governo do Estado. A Escola da Beleza oferece curso gratuito de formação de Assistente de Cabeleireiro e o aluno já sai pronto para buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Com isso, o Fundo Social está trazendo cursos e oportunidades para o nosso município. Para geração de renda, há também o Projeto que oferece aulas de Crochê e Ponto Cruz no Castelani, onde toda semana um grupo de mulheres se reúne para participar das aulas. Esta também é uma forma de geração de renda que vem dando certo.

O Semanário – Estão programados dois eventos em parceria com o Fundo Social, um deles é o Baile à Fantasia e o outro é uma Corrida Solidária com participação aberta ao público. Quais são as expectativas para estes dois eventos?

Rodrigo Proença – São eventos em parceria com a Secretaria de Cultura e com a Secretaria de Esportes. Nos dois eventos haverá a doação para o Fundo Social, isso mostra que há um compromisso de todos com o trabalho social em Capivari. O Baile à Fantasia, que será dia 15 de agosto, terá parte da renda revertida para o Fundo e a corrida, que é chamada de Treinão Solidário e está marcada para o dia 16 de agosto, vai reunir atletas numa atividade saudável e ainda arrecadar alimentos. São duas atividades importantes que está trazendo lazer e atividade física e a oportunidade de ajudar ao próximo. Convido a todos a participarem destes eventos e contribuir com o Fundo Social de nossa cidade.

O Semanário – Qual a importância destas ações sociais para o seu Governo?

Rodrigo Proença – São iniciativas fundamentais para a qualidade de vida em nosso município. O Fundo Social é uma peça importante no trabalho social, pois é um trabalho que está bem próximos das famílias e de suas necessidades. Eu tenho muito orgulho e gratidão por todo o trabalho realizado pela minha esposa Paula e as demais voluntárias. Nossa meta é trabalhar por uma cidade cada vez melhor, e o Fundo Social tem uma grande participação nesta tarefa. A nossa maior alegria é ver a satisfação e felicidade das pessoas que são acolhidas e atendidas pelo Fundo Social. O trabalho voluntário é de um aprendizado para a vida toda, e a equipe do nosso Fundo Social faz isso com muita dedicação e carinho.
_____________________________________________________________________
Envie a sua pergunta, crítica, elogio ou sugestão para o prefeito, devidamente creditada com o nome, bairro e telefone para contato, afinal, o anonimato não traz credibilidade:
– E-mail: [email protected]
– Facebook: www.facebook.com/jornalosemanarioregional
– Twitter: www.twitter.com/_osemanario

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?