Capivari

Atrativo para empresas, gás natural já é fornecido na cidade

Comgás está investindo R$ 51 milhões na implantação da rede de distribuição; CPIC é a primeira a contar com o serviço no município
A Companhia Municipal de Gás (Comgás) deu início, no fim de agosto, ao fornecimento de gás natural canalizado para Capivari. Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, essa nova fonte de energia, juntamente com as duplicações das rodovias SP-101 e SP-308, será um forte atrativo para a vinda de novas indústrias, gerando mais emprego e renda para cidade, além de beneficiar o parque industrial já existente no município.
A implantação da rede de distribuição foi iniciada em novembro de 2012 e deverá ser totalmente finalizada em dezembro deste ano. Com investimento de R$ 51 milhões, o projeto abrangerá os municípios de Capivari e Monte Mor, com aproximadamente 56 km de rede.
De acordo com a consultora de Negócios e Vendas Industriais da companhia, Nadia Eliza Correa Lopes, inicialmente o gás será fornecido apenas para o setor industrial. A multinacional chinesa CPIC Fibras de Vidro foi a primeira empresa de Capivari a receber o serviço. Ela conta que outras fábricas já negociam com a Comgás e, nos próximos meses, Rigitec e Microsal também passarão a ser abastecidas por gás natural.
“O interesse por Capivari surgiu por sua proximidade com a malha rodoviária e por ser uma cidade atrativa a novas indústrias, pois possui áreas para novas instalações”, afirma Nadia.

Comgás
A Comgás é a maior empresa de distribuição de gás natural do Brasil. A companhia tem mais de 10 mil km de redes em operação em sua área de concessão: Região Metropolitana de São Paulo, Região Administrativa de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba. Essa área concentra cerca de 25% do PIB brasileiro.

Benefícios
O gás natural é uma alternativa energética moderna que oferece comodidade e segurança. Como é mais leve que o ar, o gás natural se dissipa facilmente em caso de vazamento, diminuindo o risco de incidentes. É mais vantajoso porque não tem armazenamento de abastecimento contínuo, traz maior segurança industrial e economia de energia.
Além disso, na indústria, reduz os custos operacionais, com maior qualidade e continuidade no abastecimento. Ele evita gastos com manutenção e compra de equipamentos antipoluição. A combustão é limpa, o que não exige tratamento dos gases. Sua utilização em área urbana, em substituição a outros combustíveis, reduz a emissão de poluentes e evita a produção de cinzas e detritos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?