Autoridades rafardenses participaram na manhã de quarta-feira, 21, na Casa da Cultura de Capivari, de um encontro explicativo sobre a Central de Penas e Medidas Alternativas que será instalada em Capivari e também atenderá Rafard e Mombuca.
Em parceria entre as Prefeituras, as Assistências Sociais e as pastas de Educação e Saúde dos municípios, um convênio será firmado para possibilitar que pequenos infratores paguem suas penas utilizando habilidades e conhecimentos em prol da sociedade.
Para a Prefeitura, os números apresentados no evento – reincidência no programa de 5,7% e custo aos cofres públicos por condenado R$22,90 – demonstram a eficácia do programa e o valor pedagógico da aplicação das penas alternativas.
De acordo com a Prefeitura, “esta modalidade penal é uma via de mão dupla, onde o pequeno infrator presta serviços à comunidade a qual pertence, utilizando suas habilidades e conhecimentos para pagar sua dívida com a justiça e a sociedade sem ser exposto ao cárcere, mantendo assim o vínculo familiar e social”.
Participaram do encontro o vice-prefeito Heitor Turolla, juntamente com o chefe da Divisão de Esportes e Recreação, Márcio Jacob Hessel, a diretora de Assistência Social, Helena Francisco da Silva, a assessora do Departamento Social, Andréia Ferraz Fontolan Alves, e a supervisora Educacional, Renata Assalin Lourenson.
Eles consideram que “outra peça importante desta ‘engrenagem’ é a parceria com instituições locais, que disponibilizam vagas para que essas pessoas trabalhem e cumpram sua pena de forma digna”.
A central de atendimento fica na rua Pedro Stucchi, 294, centro de Capivari, próximo ao Fórum. O telefone para contato é (19) 3491-1423.