CapivariNotícias

Bate Bola com o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença

01/06/2015

Bate Bola com o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença

A coluna Bate Bola com o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença desta semana traz informações sobre investimentos na Guarda Civil Municipal. Confira:

logo bate bola com o prefeito

Jornal O Semanário Regional – Quais os principais investimentos na Guarda Civil Municipal de Capivari nestes primeiros anos de Governo?

Rodrigo Proença – A segurança pública é uma das prioridades do nosso governo. Quando assumimos, a Guarda Municipal estava falida, com profissionais desmotivados e uma frota de veículos sucateada, pois de 10 viaturas, apenas duas estavam com condições mínimas de uso. Nós mudamos esta situação com cursos de qualificação, investimentos em fardamento, coletes balísticos, e as 13 novas viaturas que tem ajudado e muito o trabalho da guarda. Com estas novas viaturas, os bairros estão contando com rondas mais frequentes, além da Base Móvel que se instala em locais com maior índice de criminalidade, como: tráfico de drogas, furtos e roubos. É importante que a Guarda Civil tenha uma boa estrutura para garantir um melhor atendimento à população. Além disso, é necessário que a equipe conte com um bom número de membros, por isto realizamos o Concurso Público que incorporará 20 novos guardas civis.

O Semanário – Quais são os principais trabalhos da Guarda Civil? Quantos atendimentos são registrados em média mensalmente?

Proença – A Guarda Civil realiza ronda escolar diurna e noturna, preservação dos bens e patrimônios públicos, patrulhamento preventivo, PROMAD, segurança em grandes eventos e trabalho social noturno com a orientação de usuários de drogas, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Também é realizado um trabalho conjunto com a Defesa Civil para a recuperação das margens dos rios. Entre todos os atendimentos realizados pela Guarda Civil são registradas em média 800 ocorrências por mês.

O Semanário – O canil completou recentemente um ano de atuação no município. Qual a importância de tê-lo na cidade?

Proença – Hoje o canil conta com seis cães que recebem treinamento de faro para localização de entorpecentes e detenção. O trabalho é feito por guardas que também estão presentes em eventos para o controle de multidão e realizam um trabalho social nas escolas, como apresentação aos alunos que participam do Promad. Neste ano, o município sediou o 7° Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais do Brasil que contou com a participação de cerca de 20 cidades. O Canil da Guarda foi instalado em Capivari para dar mais agilidade e garantir mais segurança à população. Os cães tem um faro mais apurado e conseguem apontar entorpecentes em locais inimagináveis.

O Semanário – Outra preocupação na cidade é com relação às enchentes. Como a Defesa Civil atua na prevenção das áreas de risco?

Proença – A Defesa Civil realiza diversos trabalhos para prevenção, como a Operação Verão que é coordenada pelo Estado de São Paulo, pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), e tem como objetivo preservar vidas e reduzir danos materiais durante a estação climática mais chuvosa do ano. Neste período, o setor intensifica as rondas preventivas nas áreas de risco do município passíveis de enchentes e alagamentos, além de realizar aferição do nível da régua do Rio Capivari. O plantio regular de árvores também tem como objetivo a prevenção de enchentes, pois as raízes sustentam o solo. Quando não existe essa sustentação, as encostas cedem, o rio vai sendo assoreado e fica cada vez mais raso. O resultado são as enchentes.

O Semanário – Um projeto da Guarda Municipal que tem se destacado é o Promad que visa a prevenção do consumo de álcool e drogas. Como o programa é desenvolvido nas escolas?

Proença – O Promad (Programa Municipal Antidrogas) leva às salas de aula do 5° ano de escolas municipais e particulares, informações que buscam conscientizar e transformar os alunos em “multiplicadores” da prevenção ao consumo do álcool e outras drogas na sociedade. Só neste primeiro semestre cerca de 400 alunos foram beneficiados. A formatura desta turma será iniciada no próximo mês. Ao aplicar o Promad nas escolas, a Prefeitura investe no futuro, pois as drogas são uma realidade e não podemos ficar de braços cruzados. Temos de cuidar bem das nossas crianças. São elas que amanhã estarão em nossos lugares, ocupando cargos e construindo uma cidade melhor.
________________________________________________________________

Envie a sua pergunta, crítica, elogio ou sugestão para o prefeito, devidamente creditada com o nome, bairro e telefone para contato, afinal, o anonimato não traz credibilidade:

– E-mail: [email protected]
– Facebook: www.facebook.com/jornalosemanarioregional
– Twitter: www.twitter.com/_osemanario

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?