Capivari

Bem-Fazer foca trabalho voluntário e mobiliza moradores

Dezenas de moradores trocaram o descanso do domingo, 1, pela doação ao próximo e à construção de uma cidade melhor. Engajados com o trabalho voluntário, eles participaram do Bem-Fazer Capivari, desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Em sua primeira edição, o projeto, realizado com o apoio da prefeitura e do Capivari Social, ocorreu em diversos pontos da cidade, ao longo de todo o dia, com ações sociais, culturais, educativas e esportivas.
A primeira-dama de Capivari e presidente do FSS, Paula Bozza Proença, percorreu o município acompanhando as atividades. E gostou do que viu. “Ficamos extremamente satisfeitos com a mobilização alcançada pelo projeto”, disse.

Ações
Alguns tiram da Bíblia argumento para nutrir uma índole altruísta. É o caso do voluntário Paulo Roque Polidoro, que liderou um grupo de cerca de 30 jovens da Igreja Batista Nova Aliança, de Rafard, para organizar as milhares de peças amontoadas no bazar do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo.
“Jesus, em seus 33 anos na Terra, sempre se preocupou com o próximo. Nós, como bons imitadores, temos de ter essa mesma preocupação e cuidado com o semelhante”, disse Polidoro, lembrando, ainda, o constante envolvimento de sua igreja com o trabalho social.
Quem precisava de orientação jurídica pôde se consultar com profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Capivari, que prestaram atendimento gratuito à população, na Praça Central.
No mesmo local, agentes do ambulatório de DST-HIV/Aids instruíram moradores sobre formas de prevenção a doenças. O Instituto Federal, Campus Capivari, apresentou informações sobre os cursos oferecidos. Houve também corte de cabelo, organizado pelo salão Sílvia Cabeleireira, e massagem.
Graças ao voluntariado, a fachada da igreja Assembleia, no Jardim do Bosque, ganhou cara nova. Valéria Pereira, Carmen Lúcia Ribeiro Vale de Camargo e Dejanilson do Carmo de Camargo, membros da Associação dos bairros Jardim do Bosque e Jardim Branyl, se reuniram para pintar a parte frontal do prédio.
A experiência voluntária foi a primeira de Valéria. E agora, segundo ela, passará a ser uma constante em sua vida. “Percebi que ajudar o próximo faz um grande bem. É uma sensação muito gratificante e agora estou engajada”, afirmou.
“Defensores mirins do meio ambiente”, como indicava o uniforme de um grupo de oito garotos da Vila Balan, plantaram, sob a orientação da Diretoria de Meio Ambiente, 50 mudas de árvores em uma área em recuperação ambiental do bairro.
As ações ambientais prosseguiram na área central da cidade. Alunos da escola municipal Augusto Castanho distribuíram 200 mudas para moradores que passaram pelo semáforo em frente à prefeitura.
Em um momento de definição para quem pretende trocar as salas de aula do ensino médio pelas da faculdade, estudantes dedicaram a tarde para participar da abertura de um cursinho pré-vestibular, coordenado por Élcio Fernandes Júnior, na escola estadual Padre José Bonifácio Carreta.
A diversão tomou conta da Casa da Criança, com a realização do “Cultura nos Bairros”, projeto da Secretaria da Cultura e Turismo. A garotada fez a festa com os brinquedos e jogos levados pela pasta à entidade. Para completar, as crianças se deliciaram com sucos, pipoca e algodão-doce.
Na Casa da Sopa, a equipe de contação de histórias da Livraria Nobel conduziu crianças e adolescentes atendidos pela instituição para um ambiente lúdico, onde a fantasia e a imaginação ganharam vida por meio da leitura.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico levou ao Jardim Santa Rita de Cássia os serviços do programa SDE Itinerante, com emissão de RG e Carteira de Trabalho e intermediação de mão de obra. Um grupo de jovens organizou um mutirão de limpeza na quadra da escola municipal Derly Andriotti.
Ainda no Santa Rita de Cássia, a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, por sua vez, realizou cadastro do Bolsa Família e ofereceu orientação sobre assistência social. Por fim, o Rotaract Club realizou uma mostra itinerante de cinema.
No Padovani, seis times disputaram um torneio de futebol promovido pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O título ficou com o time do próprio bairro, que, na final, bateu o Atlético Serrano nos pênaltis, por 1 a 0.
“Dependência química e as emoções” foi o tema de palestra apresentada pelos Alcoólicos Anônimos, na sede do grupo, no Santo Antônio. A atividade ocorreu durante a manhã e foi aberta ao público.
A dupla de jornalistas Laila Braghero e Diego Moura registrou, com fotos e entrevistas, as ações voluntárias, que também foram acompanhadas de perto pela equipe do Fundo Social de Solidariedade.
O resultado alcançado animou a primeira-dama. Com novas edições do Bem-Fazer e outros projetos paralelos, Paula vê como tendência o fortalecimento de uma visão mais comunitária da vida em sociedade em Capivari. ”Essa foi apenas a primeira edição e superou nossas expectativas. A adesão da população e os resultados das ações vão crescer com o tempo”, projetou.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?