CapivariNotícias

Biblioteca municipal participa da 12ª Olimpíada Solidária

10/11/2014

Biblioteca municipal participa da 12ª Olimpíada Solidária

Projeto é realizado em 13 países com o objetivo de incentivar a leitura, a solidariedade e o aumento da frequência às bibliotecas
Divulgação/Olimpíada Solidária
Divulgação/Olimpíada Solidária

CAPIVARI – De 5 de novembro a 5 de dezembro, a Biblioteca Municipal João Batista Prata participa da 12ª Olimpíada Solidária. O projeto é uma ação educativa que incentiva o estudo e a leitura, promovendo a solidariedade. É desenvolvido em bibliotecas públicas e privadas, onde os participantes “doam” suas horas de leitura, que são convertidas em dinheiro pelos financiadores para ajudar projetos sociais.

Funciona assim: após efetuar o cadastro na biblioteca participante, o visitante receberá uma nota simbólica de R$ 1 para representar cada hora de estudo. A biblioteca disponibilizará uma mesa sinalizada para a prática do projeto. As cédulas, que devem ser depositadas em urnas, serão revertidas pelos patrocinadores Punto Only the Beach e Secretaria da Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca, em dinheiro para a compra de livros.

O projeto está presente em 13 países, entre eles Bélgica, Brasil, Portugal, Burundi, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Espanha, França, Haiti e Croácia. Em 2014, a 12ª Olimpíada Solidária beneficiará no Brasil a montagem da primeira biblioteca comunitária da Comunidade do Tabajaras (RJ), que reúne quatro mil moradores, segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Projeto beneficiado

Em 2007, o jovem Alex Azevedo, então com 17 anos, deu continuidade ao projeto iniciado pelo seu pai, em uma laje dentro da Comunidade do Tabajaras, chamado Projeto Lajão, que será beneficiado com os recursos obtidos pela 12ª Olimpíada Solidária. A infraestrutura, ainda precária, tem três andares, onde são realizadas atividades de teatro, futebol e dança para crianças e jovens que vivem na área. Todas as ações são efetuadas por voluntários da própria localidade.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?