Região

Buscando conscientizar sociedade sobre riscos dos incêndios, Raízen realiza ações preventivas em escolas de 12 cidades paulistas

Companhia passou por diversos municípios do estado de São Paulo com atividades pedagógicas, voluntariado e palestras sobre boas práticas na sociedade

São Paulo, outubro de 2022 – Para ampliar o alcance das ações de conscientização sobre os incêndios em canaviais, a Raízen promoveu diversas ações de incentivo às boas práticas em escolas do interior do estado de São Paulo no mês de setembro.

Parte da campanha “Quem ama a terra, não chama o fogo“, a companhia realizou atividades lúdicas e pedagógicas em escolas municipais, com jogos de tabuleiro imersivo, contação de histórias e palestras com o Corpo de Bombeiros e seu time de brigadistas.

Buscando gerar impacto positivo na sociedade e promover maior colaboração entre os funcionários(as), durante a campanha, também foi realizada a distribuição de cartilhas com dicas e recomendações para evitar incêndios e acidentes, como não soltar balões, deixar objetos inflamáveis perto do fogão e não jogar lixo nas estradas e vegetação.

Foto: Divulgação

Incentivando medidas preventivas e mostrando como a sociedade pode contribuir com atitudes seguras para todos, a iniciativa contou com cerca de 168 voluntários(as) e atendeu mais de 629 crianças em 12 municípios paulistas: Ibaté, Araraquara, Guariba, Itapuí, Jaú, Barra Bonita, Morro Agudo, Sertãozinho, Piracicaba, Rafard, Capivari, Santa Bárbara d’Oeste, Valparaíso e Andradina.

A ação contou com a participação de representantes de diversas áreas da companhia, incluindo os times dos programas Ativa Infância e Ativa Juventude, iniciativas da Fundação Raízen focadas no desenvolvimento socioemocional de estudantes de escolas públicas da equipe de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SSMA) da empresa; Secretarias Municipais da Educação e o Corpo de Bombeiros presentes em locais que a Raízen está inserida.

Esse projeto acontece em um momento em que a empresa busca sensibilizar a população e informar os cuidados necessários para evitar incêndios, principalmente neste período de estiagem (julho a setembro), bem como promover o desenvolvimento dos locais em que está inserida.

A Raízen, que atendeu ocorrências em 60 mil hectares na última safra, este ano, vem realizando uma série de ações para incentivar a conscientização por meio de comunicação visual em rodovias, carreatas e palestras junto às comunidades do entorno em cidades de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

Desde julho deste ano, a companhia já realizou 22 carreatas em diversos municípios, que contaram com a participação de das Prefeituras, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Associações, Guarda Civil, Secretarias de Trânsito e 48 fornecedores de cana.

“Com esta ação, buscamos gerar impacto social positivo na sociedade. Ao convidar a população para colaborar com a iniciativa, disseminamos dicas de segurança e práticas de prevenção em toda a comunidade, engajando os pequenos e seus familiares.

Nosso objetivo é estabelecer relações produtivas com todos os envolvidos em nossas operações, contribuindo com boas práticas para além dos nossos processos e operações”, enfatiza Fernanda Ferraz, gerente de Performance Social da Raízen.

A Fundação Raízen oferece educação de qualidade para crianças e jovens, promovendo oportunidades de aprendizagem.

Atualmente, mais de 1.500 crianças e adolescentes são atendidos pela instituição por meio dos programas Ativa Infância e Ativa Juventude, em mais de 20 municípios espalhados pelo Brasil.

Já o VOAR – Voluntários em Ação Raízen – oferece experiências significativas, incentivando equipes a contribuírem com ações de impacto positivo nos entornos das unidades da companhia.

Somente no último ano-safra, o programa beneficiou mais de 154 mil pessoas e envolveu cerca de 2.700 voluntários em atividades como plantio de árvores, adoção de cartinhas de Natal, apadrinhamento de crianças e campanha do agasalho.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?