ArtigosLeondenis Vendramim

Cabala e a Bíblia

Os cabalistas pretendem possuir a “religião da sabedoria” que consiste em ensinamentos e princípios recebidos por revelação de seres solares e escritos pelo rabi Shimon Bar Yochai (séc 2) na obra Zohar (fulgor – do sol) e passado aos seus discípulos escolhidos.

Influenciados pelo budismo, yoguismo, tarot… o cabalismo recebeu e transmite seus conhecimentos esotéricos (externamente, ao público) por meio de palestras, sermões, cursos e esotericamente (internos – aos seus discípulos).

Sua “religião de sabedoria” é muito mística e de difícil aprendizagem, mesmo para os poliglotas. Misticismo é o ensino esotérico provindo do budismo e do lamaísmo, que pelo profundo meditar atinge o êxtase, e à luz de Deus, com ele se une.

Li em algum lugar sobre as meditações dos monges, que um deles alcançou o maravilhoso auge de pensar ter se tornado uma borboleta a voar, e tal foi o êxtase, que quando ele voltou à sua realidade não sabia se ele era um humano tornado borboleta, ou uma borboleta que se tornou homem.

As instruções bíblicas e teológicas não contêm tal ensinamento. Ninguém pode se aproximar da luz divina (êxodo 20:18-19; Isaías 6:1-6), a não ser que se torne um homem ou mulher, que à semelhança de Moisés, Davi (Salmo 119: 54, 97; Isaías, e Daniel (1: 8-9) por meio de orações e obediência aos seus mandamentos, seja perdoado de todas as suas iniquidades e más intenções.

Para eles, Adão recebeu dos anjos a religião da sabedoria; O Rabi Shimon Bar Yochai e seus discípulos receberam por revelação dos espíritos solares, e escreveu essa religião na obra Zohar, isto é, raios solares.

Se Adão tivesse recebido tal ensino, teria transmitido aos seus filhos, o que não foi o caso, pois Abel ofereceu o cordeiro pelos seus pecados.

Tudo real e simples, nada místico. E diz que Deus visitava o primeiro casal na viração do dia, eles conheciam a voz do Senhor. (Gênesis 1:8) Ou os seres solares eram mais sábios do que Deus e ensinaram a Yochai e seus discípulos algo diferente do Criador, eterno, soberano, como afirmam os próprios cabalistas.

Seus sábios dizem possuir conhecimentos sobrepostos sobre a divindade, sobre os anjos, e sobre os seres mais espirituais do que os homens, cujos conhecimentos ninguém consegue aprender, a não ser pela sua didática da profunda meditação por meio de seus mestres e de seu curso. Crêem e ensinam sobre a reencarnação, sobre a formação dos nomes divinos e dos anjos usando-os como amuletos.

Biblicamente não existe reencarnação. A doutrina da reencarnação, oriunda da ideia platônica, que a alma originária do mundo das ideias, pura, perfeita, mas ao encarnar e vir a este mundo de trevas, passa pelo rio e bebe a sua água do esquecimento, passam a fazer o mal, desencarnam e voltam para Deus e tornam a reencarnar, para se aperfeiçoarem, e vão para sempre para o mundo perfeito.

Porém, a Bíblia mostra que ao homem só é permitido morrer uma só vez, depois enfrentará o juízo, quando é decidido se vai ressuscitar para morar na nova terra de paz e vida eterna ou numa segunda ressurreição para pagar pelos seus pecados. (Hebreus 9:27; João 5:28-29)

Possuem conhecimentos extraordinários para usar o nome de Deus como amuleto. Primeiro, é contra a lei de Deus, pois o terceiro mandamento diz: não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; segundo, usá-lo como amuleto é o mesmo que usá-lo em feitiçaria, porque amuleto é uma figura, figa ou medalha com poder mágico para espantar desgraças, mal feitos…

Seus métodos eram usados na alquimia, (química para transformar pedra filosofal em ouro. Os cabalistas usam o tarot para saber sobre a vida de alguém. O deus do tarô é Hermes, não o Criador. Em algumas cartas aleatórias veem o presente, passado e futuro do solicitante.

Deus proíbe práticas de tarologia, adivinhação, cartomancia, quiromancia (lê a sorte pelos traços da mão), são práticas abomináveis a Deus (Deuteronômio 18:9-12).

Deus seria injusto se revelasse uma religião que os mais simples e mais pobres não pudessem entender. O salmo 119:130 diz: “A exposição da tua Palavra dá luz e entendimento aos símplices.” Paulo revela que a Palavra de Deus é que nos torna verdadeiramente sábios. (2 Timóteo 3:15-16).

O verdadeiro sábio não é o poliglota e é eclético, de profundo conhecimento científico. Há muitos assassinos e estupradores inteligentes trancafiados na cadeia. “Quem entre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria.” (Tiago 3:13)

Jesus elogiou a viúva pobre por dar o menor valor como oferta, era tudo o que possuía (Marcos 12:42). Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino do céu.” (Mateus 5:3)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?