ArtigosLeondenis Vendramim

Cabala ou Kabbalah

Você conhece, leu ou ouviu falar sobre a Cabala?

Cabala é uma palavra hebraica que significa receber é um conjunto de ensinamentos esotéricos, recebidos dos anjos por Adão. Os cabalistas pretendem explicar a relação entre o Deus eterno, imutável e o universo finito e mortal, criado por Deus. A cabala é tida, por seus líderes, como fundamento das interpretações místicas no âmbito do judaísmo.

Os cabalistas têm a intenção de unir o homem a Deus, preencher a alma humana com os conhecimentos da “religião da sabedoria” e saciar espiritualmente os seres humanos tão carentes.

Segundo R.A. Gilbert a Cabala foi iniciada por um grupo de filósofos, estudantes da loja Blavatsky (Helena Petrovna Blavatsky-1831-1891) da Sociedade Teosófica que se reunia para estudar a Doutrina Secreta ensinada por ela. (Teosofia é um conjunto de ensinos filosófico-religiosos místicos para unir-se a Deus).

Os cabalistas creem que Adão os recebeu dos anjos e os primeiros pensadores receberam a sabedoria dos espíritos solares. Estes conhecimentos foram dados por revelação e escrita pelo Rabi Shimon Bar Yochai (séc 2) a obra chamada Zohar (fulgor – do sol) e passado aos seus discípulos escolhidos.

Segundo comentários dos sábios, a cabala possui camadas de conhecimentos sobrepostos, de tal profundidade, que ninguém pode aprender.

Os cabalistas creem ter conhecimento da divindade, dos anjos e dos seres mais espirituais do que os humanos, crêem e ensinam sobre à preexistência e sobre a reencarnação além dos vários mundos, bem como a relação entre números e letras alfabéticas hebraicas, sobre a formação dos nomes divinos e dos anjos como amuletos, a formação de quadrados mágicos, os métodos Notarikon usado pelo esoterismo e alquimia, o guemátria e o temurá, para dar significado mais profundo às palavras da Bíblia além do uso do tarô.

Realmente os ensinos da cabala são tão místicos que os de fora não conseguem entender. Falando em misticismo, seria oportuno definir o termo. Místico, segundo o dicionário de Aurélio, é aquele que, mediante a contemplação espiritual, procura atingir o estado de êxtase e união com a divindade.

Para os cabalistas, Deus é eterno, supremo, poderoso e inconcebível, mas torna-se concebível a eles por suas emanações, concepções e atributos (sabedoria: misericórdia, poder e governo).

Segundo alguns dos seus pensadores, a cabala concebe a ideia de Deus como infinito, usando a metáfora de um holograma para explicar o relacionamento do universo com o divino, sua fonte primordial. Deus está em cada parte da criação.

Praticam a Magia Cabalística, conhecimento e prática mística e esotérica baseada na tradição da Cabala, transmitidos oralmente ao longo dos séculos; envolve o estudo e a aplicação de símbolos, letras, números hebraicos, e princípios metafísicos para buscar uma conexão profunda com o divino e compreender os aspectos ocultos do universo.

Aqueles que se valem da Magia Cabalística acreditam que através de rituais, meditação, visualização e invocações, é possível alcançar estados superiores de consciência, obter insights espirituais e até mesmo influenciar a realidade física.

Do budismo, a cabala herdou a ideia de que há vários mundos. Para os cabalistas há os mundos Kether, o mundo mais inferior, a quem os atributos de Deus são inconcebíveis; Chokmah, um mundo intermediário; o Mundo Beriah, que é o das emanações ou Mundo das Causas.

Este mundo é de tanta densidade, que Deus não age diretamente, mas os anjos mais poderosos são os que realizam a vontade divina.

E o mundo Atziluth, o mais alto e sublime dentre os mundos. Neste mundo existem as sephiroth interligadas por caminhos formando uma árvore, chamada Árvore da Vida. Cada uma dessas sephiroth é associada a um dos nomes de Deus e ao Naipe do tarot

Está interessado? Para aprender e praticar o cabalismo; você necessita antes, conhecer a língua hebraica, o talmude, o espiritualismo. O livro que precisa estudar custa $ 98,00 e o usado $ 88,00, o curso anual da cabala, $ 72,00.

No meio acadêmico, a obra Zohar é tratada como de falsa autoria. Dizem os cabalistas, que as doutrinas filosóficas místicas elevam o homem até à luz e, então, unem-no a Deus.

É uma teoria ligada ao yoga, budismo, lamaísmo e a outros “ismos” espiritualistas e filosóficos. Zohar, 23 volumes, é o trabalho fundamental do cabalismo e do misticismo judaico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?