Rafard

Cães deverão auxiliar trabalho da Guarda Municipal em Rafard

A Guarda Civil Municipal de Rafard participou do curso de adestramento de cães “Cão Proteção”, no último final de semana, 3 e 4, no canil de Itapevi (SP). Foram 2 dias de curso onde os participantes aprenderam como avaliar o perfil e fazer o reconhecimento do cão. Segundo o Comandante Gamaliel Lourenço de Souza, não se pode trabalhar com qualquer cão. Conhecimento sobre legislação pertinente também foi abordado.
O Comandante explica que agora os guardas estão preparados. O próximo passo é concretizar a ideia de trabalhar com dois cães. “Isso gera custo. Mas para uma cidade como Rafard, dois cachorros é o suficiente”, afirmou.
O trabalho com os cachorros depende ainda de aprovação do Projeto de Lei na Câmara Municipal. “Assim que for aprovado, estaremos um pouco à frente, pois os guardas já estão preparados”, comenta Gamaliel.
Lourenço de Souza explica que o primeiro objetivo do uso de cães é o trabalho social nas escolas atuando na Prevenção por meio do Programa Municipal Antidrogas (Promad). “Esses cachorros adestrados farão demonstrações de obediência. Eles são usados como terapia nas escolas”, ressalta.
O Comandante fala que o segundo objetivo é o apoio às polícias Militar e Civil. Ele diz que nas situações de um trabalho na rua com os policiais, eles vão estar aptos a farejar drogas e outras ilicitudes.
O terceiro objetivo é o trabalho nos eventos, como em estádios de futebol. Os animais serão treinados para situações de tumulto, para defender árbitros e outras autoridades dentro do município.
Em caso de briga ou uma situação de grande alvoroço, o cão consegue ajudar a recuar e as pessoas a se afastarem.
Gamaliel comenta que ainda não tem uma data para iniciar o projeto e nem o valor do investimento e que tudo depende de aprovação dos vereadores.
Mas assim que for aprovado, a Guarda compra os cães e faz a licitação da ração e outros equipamentos pertinentes.
O Comandante lembra que a Guarda Civil Municipal está constantemente participando de cursos de capacitação para melhor atender a população de Rafard.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?