Capivari

Câmara apoia movimento contrário à construção de presídio em Limeira

Nelson entregou documento de apoio ao movimento para o vereador Kadu

O Legislativo capivariano apoia um movimento liderado pela Câmara de Santa Bárbara d’Oeste contra a construção de um presídio de regime semiaberto para 2 mil detentos em Limeira.
Na segunda-feira, 7, o vereador Kadu Garçom (PR), de Santa Bárbara d’Oeste, participou da sessão na Câmara de Capivari. O objetivo foi convidar os vereadores a participarem da frente parlamentar formada por autoridades de diversas cidades da região que tentará impedir junto ao governo estadual a instalação do Centro de Progressão Penitenciária (CCP) em uma área de Limeira que faz divisa com Santa Bárbara d’Oeste.
Kadu Garçom tem percorrido cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de municípios vizinhos, como é o caso de Capivari, em busca de apoio. “Não podemos aceitar a instalação de um presídio semiaberto numa região com 3 milhões de habitantes”, disse.
Segundo ele, as autoridades capivarianas devem temer a possibilidade de o CCP ser construído, uma vez que a área escolhida para a obra fica relativamente próxima a Capivari.
Para a manhã de sábado, 12, está agendado um movimento contra a instalação do presídio na região, na Câmara de Santa Bárbara d’Oeste. Presidente do Legislativo capivariano, Vitor Hugo Riccomini (PTB) nomeou o vice-presidente Nelson de Sousa Soares (PR) para compor a frente parlamentar como representante da Casa de Leis.
Durante a sessão, a Câmara aprovou uma Moção de Apelo, de autoria de Soares, manifestando ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) que elimine “qualquer possibilidade de construção de presídio em toda a região de Santa Bárbara d’Oeste”.

Polêmica
Inicialmente, a intenção do governo estadual era instalar o CCP em uma área entre Limeira e Americana. No primeiro semestre deste ano, a divulgação do local escolhido gerou uma série de manifestações contrárias à decisão, obrigando o governo do Estado a escolher uma nova área.
Com a reviravolta, um novo ponto foi definido para a construção da unidade prisional: um terreno também em Limeira, às margens da rodovia Luís Ometto (SP-306), que fica a cerca de 10 quilômetros do perímetro urbano de Santa Bárbara d’Oeste.

História parecida
Essa não é a primeira vez que as autoridades temem a instalação de uma unidade prisional na região. Desde 2009, o governo do estado tenta construir um presídio em Porto Feliz, na estrada que dá acesso a Rafard. No entanto, por três vezes em três anos (junho e setembro e 2009 e julho de 2011) a Prefeitura de Porto Feliz conseguiu impedir na Justiça o início da obra. O caso ainda segue indefinido.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?