Capivari

Câmara aprova reestruturação do quadro de funcionários do Saae

Por unanimidade, os vereadores aprovaram na sessão de segunda-feira, 24, projeto de lei sobre a reestruturação do quadro de funcionários do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
A definição de reajuste salarial dos servidores e de normas técnicas a serem implantadas para obtenção da certificação ISO 9000 são alguns dos pontos principais do PL 100/2011, de autoria do Executivo.

Homenagem
Flávio Pires Duarte, catador de lixo da Prefeitura há 35 anos, e Amária Pereira da Silva, catadora de reciclagem e vice-presidente da Cooperativa Boa Esperança, foram homenageados pela Câmara no início da sessão.
Isso porque em 21 de outubro é comemorado o Dia Municipal do Catador de Lixo e de Reciclagem, instituído por meio de projeto de lei de autoria do vereador Valdir Antonio Vitorino (Valdir da Farmácia), do PDT. O próprio parlamentar é quem fez a entrega dos certificados aos profissionais.
“Estou muito orgulhoso nesta noite. Conheço o trabalho do Flávio e da Amária e sei o quão importante é, porém, nem sempre é reconhecido. É uma alegria muito grande para a Câmara Municipal de Capivari prestar essa homenagem”, declarou o vereador.

Controle
Nos próximos dias o vereador Arnaldo Annicchino Nacarato deverá apresentar requerimento na Câmara para obter informações da Prefeitura sobre os gastos que a Administração já teve com as obras da creche que está sendo construída no antigo prédio do Centro Social de Capivari (Cesoca).
De acordo com o Legislativo, o vereador teria recebido informações extraoficiais de que a Prefeitura já teria gasto mais de R$ 100 mil com a obra, a qual está paralisada por determinação do Poder Judiciário após um pedido da diretoria do Cesoca.
Nacarato não concorda com a forma que a Prefeitura fez a desapropriação do prédio, sem nenhum aviso prévio aos membros da diretoria do Cesoca. “Não sou contra uma creche, ainda mais no centro da cidade, pelo contrário, sei muito bem da necessidade disso. O que não acho justo é demolir um local tão importante, que marcou a história dos negros em Capivari”, justifica o vereador.

Visita
Na tarde de quinta-feira, 20, o vice-presidente da Câmara, Nelson de Sousa Soares (PR), esteve na Escola “Julio Forti”, na Fazenda Bom Retiro. O intuito da visita foi prestigiar a atuação da diretora Iara Avancini Caçador Furlan, 35, formada há quatro anos em Pedagogia e que atua na área desde então.
Num bate-papo descontraído, a coordenadora relatou ao vereador sobre os ganhos que escola está tendo desde 2009 com os investimentos da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. “Temos um apoio imensurável e, particularmente, a ‘Julio Forti’ cresceu tanto no aspecto físico quanto nas atividades escolares. Hoje o local é aproveitado por diversos meios sociais, como inclusão, sustentabilidade, capacitação, recrutamento e também para ensinamentos religiosos”, disse.
Durante a visita, Soares conheceu o trabalho de separação de produtos recicláveis feito pela unidade escolar, com participação efetiva dos 68 alunos atualmente matriculados. “É muito bonito ver os estudantes se preocupando com o meio ambiente, com a educação ecológica. Estão todos de parabéns”, ressaltou o vice-presidente.
Recentemente, a “Júlio Forti” entrou no Sistema Integrado de Segurança, implantado pela atual Administração Municipal, e possui câmeras e sensores de presença. “Além disso, todos nossos alunos são uniformizados, o que ajuda na identificação de pessoas que não sejam do nosso quadro. Recebemos também da Prefeitura apostilas e novos equipamentos”, completou Iara.

Inclusão Digital
Em maio deste ano, a escola passou a ser uma unidade do “Capivari Digital”, que oferece informática e acesso à internet gratuito aos alunos e demais cidadãos que residem na zona rural. Inclusive, aulas são oferecidas de segunda-feira a sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h.
“Estou imensamente feliz pelo brilhante trabalho da diretora Iara e de sua equipe que está prestando à comunidade da zona rural e parabenizo também a Administração Campaci e Júnior Pacheco pelo amparo e total apoio dados para a Secretaria de Educação. Investir em educação é investir em segurança, em qualidade de vida, em desenvolvimento econômico e social, pois é nela que está a raiz de tudo”, declarou o vereador.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?