Capivari

Câmara de Capivari promove evento contra a violência doméstica

No último dia 17, pelo terceiro ano, a Câmara Municipal de Capivari promoveu palestras em alusão ao “Agosto Lilás”, vale ressaltar que as vereadoras Inês Luísa Félix e Sele Rosada, ambas do UNIÃO, são autoras do projeto de lei que instituiu o Dia Municipal da Luta Contra a Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, a ser comemorado anualmente em 07 de agosto.

O projeto de lei foi criado em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
O evento contou com a participação de dezenas de pessoas, dentre elas os integrantes dos grupos da terceira idade de Capivari.

Amanda, Ana Graziela, Inês, Sele e Dra. Maria Luisa. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

A delegada Dra. Maria Luísa Dalla Bernardino da Delegacia de Polícia de Capivari e da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), falou sobre Lei Maria da Penha (nº 11.340, de 07 de agosto de 2006), considerada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como a terceira melhor lei do mundo no combate à violência doméstica, perdendo apenas para a Espanha e Chile.

Maria Luísa também mostrou que no ranking mundial de violência doméstica contra a mulher, o Brasil ocupa o 5º lugar.

A psicóloga Ana Graziela Menegon que atua na DDM de Capivari abordou temas sobre a escuta especializada, e os impactos psicossociais que acontece com crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados ou testemunharam algum tipo de violência.

Na sequência, a assistente social Amanda Germolhato Botoni, também da DDM de Capivari, demonstrou como é realizada a assistência às mulheres vítimas de violência, e ressaltou a importância de educar as meninas a não aceitarem relacionamentos abusivos.

Segundo a vereadora Sele, “esse tema é de grande importância para a terceira idade, pois essa geração não tinha recursos ou leis para auxiliar, hoje elas podem ajudar as filhas e netas”.

A vereadora Inês reforçou que, “a violência não tem que ocorrer em nenhum nível, quanto menos com as mulheres. Hoje podemos contar com o trabalho da Delegada Dra. Maria Luísa e sua equipe”.

Serviço:
Canais de Denúncia em Capivari
Polícia Militar: 190
Guarda Civil Municipal: 153
Delegacia de Defesa da Mulher: 3491-2563 / 3491-1422 / [email protected]
Whatsapp denúncia (19) 9 8915-9948

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?