CapivariNotícias

Câmara homenageia Aparecido Amadeu, Osvaldo Riccomini e Arnaldo Nacarato na sessão solene de aniversário da cidade

28/06/2014

Câmara homenageia Aparecido Amadeu, Osvaldo Riccomini e Arnaldo Nacarato na sessão solene de aniversário da cidade

Confira o resumo dos principais fatos que marcaram a política capivariana na última semana
Foto: Divulgação/Câmara de Capivari
Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

CAPIVARI – A Câmara se prepara para a realização da sessão solene, com entrega de títulos de honrarias em comemoração aos 182 anos de Capivari.

Os vereadores aprovaram por unanimidade durante a 18ª sessão ordinária, no dia 2 de junho, os projetos de Decreto Legislativo confirmando os nomes dos homenageados.

Após 11 anos de ministério como pastor em Capivari e superintendente regional, Aparecido Amadeu, 56, receberá o título de “Cidadão Exemplar”, pelo reconhecido trabalho espiritual e social desenvolvido no município. A indicação é do vereador Mateus Scarso (PMDB).

Osvaldo Agostinho Riccomini, 65, presidente do Capivariano Futebol Clube e ex-prefeito de Capivari, por indicação do vereador Bruno Barnabé (PPS), receberá o título de “Cidadão Benemérito”, pelo destaque à frente do time que, na sua gestão, ascendeu à primeira divisão do Futebol Paulista, e como prefeito, foi responsável pela entrega de quase mil casas e três postos de saúde para a cidade.

O vereador Valdir Vitorino (PROS) indicou o médico e ex-vereador Arnaldo Annicchino Nacarato, 57, ao título de “Cidadão Capivariano”, pelo destaque como médico atuante, há muitos anos, em Capivari, onde desenvolve a boa prática da medicina atendendo a todos com atenção e igualdade e, ainda como político atuante e um vereador combativo.

A sessão solene é tradição em Capivari como parte das comemorações de aniversário da cidade. Já homenageou inúmeras personalidades que se destacam pela atuação em benefício da comunidade.

Para o presidente da Câmara, André Rocha (SDD), que mais uma vez preside a sessão, a cerimônia será marcante. “Com certeza será uma cerimônia muito bonita. Os homenageados são pessoas com grande representatividade na sociedade”, enfatiza.

Cartão material

O vereador Júnior Pazianotto (PPS) reuniu-se com o prefeito Rodrigo Proença (PPS) para tratar da implantação do Cartão Material Escolar, na tarde de quarta-feira, 18, no gabinete do Executivo, na Prefeitura de Capivari.

Também participaram da reunião o chefe de gabinete, Eduardo Prado, o secretáriode Educação, Nadir Assalin, e o relações institucionais da Associação Brasileira de Fabricantes de Artigos Escolares, Ricardo Carrijo.

Júnior Pazianotto e Rodrigo Proença discutem implantação do cartão escolar (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)
Júnior Pazianotto e Rodrigo Proença discutem implantação do cartão escolar (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)

Por indicação de Pazianotto, a prefeitura instituirá o cartão escolar na Rede Municipal de Ensino, o que deve acontecer no próximo ano. Desta forma, pais de alunos poderão pesquisar os melhores preços dos itens escolares das listas distribuídas pelas escolas da rede municipal. “Esse cartão é uma indicação que fiz na Câmara, depois de receber sugestões de comerciantes da cidade. Ainda pesquisei em outras cidades que aderiram o Cartão Material Escolar. Cada aluno o receberá com um determinado valor e os pais poderão procurar no comércio da nossa cidade, podendo pesquisar preços e qualidade do material. Isso vai fomentar nosso comércio,” afirma.

Pazianotto comenta que na compra do material escolar será gerada uma nota fiscal e isto também favorecerá o comércio local. “Tudo será comprado pelos pais com nota fiscal. Se a prefeitura abre uma licitação pode ter empresas de outras cidades ou estados que ganham a licitação, entregam o produto, recebem o dinheiro e vão embora. Isto não reverte em nada de impostos para a cidade. Com a instituição do Cartão Material Escolar, os impostos desse material comprado serão revertidos para a nossa cidade. Além disto, os pais dos alunos adquirem poder de escolha. Todos serão beneficiados, principalmente a cidade. É isso que venho buscando aqui na Câmara Capivari: melhorias para todos”, ressalta.

Construção Civil

Os vereadores discutiram e aprovaram por unanimidade durante a 21ª sessão ordinária, na noite de quarta-feira, 25, o Projeto de Lei nº 128/2014, do Poder Executivo, que cria no município a coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos da construção civil.

A finalidade é diminuir o impacto ambiental negativo, já que esses resíduos afetam diretamente a saúde pública e, consequentemente, o meio ambiente, desde a extração dos recursos naturais até o descarte inadequado em rios e áreas de preservação ambiental.

Para Valdir Vitorino, este é um projeto que dará destino adequado aos resíduos da construção civil. “Como vereadores, cobramos constantemente a destinação adequada desses resíduos. Observa-se que as caçambas usadas para o depósito de entulhos também são usadas para depositar lixo doméstico.Temos que estudar com o Meio Ambiente a destinação correta de todos esses materiais, para que o sistema funcione bem”, comenta.

Caçambas e usina de reciclagem

Bruno Barnabé ressalta que Capivari dará a disposição correta dos resíduos da construção civil, além de transformá-los em brita para estradas rurais. O vereador explica que o cata-cacareco, com limpeza de quintais e sofás, por exemplo, passará pela triagem e somente entulho de construção civil será beneficiado na usina de reciclagem, para a transformação de material para estradas rurais.

“A administração Rodrigo e Vitor sai na frente separando o cata-cacareco dos resíduos da construção civil para beneficiar as estradas rurais”, comenta.

Na opinião do vereador Gillys Scrocca (PTB), a coleta de resíduos da construção civil precisa ser regulamentada, a começar pela disposição de caçambas. “Há caçambas sem sinalização e dispostas irregularmente nas calçadas”, diz. Para ele, ainda é preciso baratear o valor desses equipamentos. “As pessoas fazem mutirão para baratear a construção da casa, mas as caçambas custam caro. Acredito que essa regularização vai diminuir os custos das caçambas”, acrescenta.

O presidente do Legislativo, André Rocha, afirma que o projeto é de extrema relevância para Capivari. “Esse problema já se arrasta há muitos anos e agora temos solução. Os vereadores estão de parabéns pela aprovação do projeto e o prefeito porque daremos destino correto aos resíduos da construção civil. Sem dúvida, também teremos menor custo das caçambas”, enfatiza.

Mestres de capoeira foram reconhecidos pelos vereadores na segunda-feira, 16 (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)
Mestres de capoeira foram reconhecidos pelos vereadores na segunda-feira, 16 (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)

Capoeira

A pedido do vereador Gillys Scrocca, segundo-secretário da mesa diretora do Poder Legislativo, a Câmara entregou uma moção de aplausos aos mestres da capoeira de Capivari durante a 20ª sessão ordinária, realizada na noite de segunda-feira, 16. O público presente, que lotou o plenário, assistiu emocionado à homenagem aos mestres Odésio Ferraz, Sidnei Aparecido de Arruda, Douglas de Oliveira, Osenil Pires e Carlos Alberto da Silva.

A moção, de acordo com Scrocca, visa reconhecer a importância da capoeira na cultura e no esporte, destacando o município em apresentações e competições de renome nacional e internacional. “A capoeira é uma modalidade que, num futuro próximo, será considerada esporte olímpico”, diz. Ainda segundo o vereador, Capivari conta com mais de mil adeptos. Além disso, desde 2013 é comemorado na cidade o Dia da Capoeira e do Capoeirista, no dia 15 de julho.

Na ocasião, o parlamentar citou fatos históricos da capoeira em Capivari e explicou que os mestres são poucos porque devem ser maiores de 35 anos e precisam ter 22 anos de atividade. “Recordo quando o mestre Odésio, aos 14 anos, viajava para Campinas, na busca do sonho de ser mestre de capoeira”, relembra Scrocca. De acordo com ele, os homenageados oferecem a Capivari uma capoeira de alta qualidade, reconhecida internacionalmente.

Após a entrega da moção de aplausos, houve roda de capoeira, a fim de demonstrar parte do trabalho dos mestres.

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?