CapivariNotícias

Câmara homenageia professores de educação física e presidente do Capivariano

Ao lado de autoridades, Vadinho exibe certificado antes da sessão

Momentos antes do início da sessão ordinária de segunda-feira, 5, a Câmara prestou homenagem a 13 professores da Rede Municipal de Ensino pelo Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro. No total, eram 21 docentes, mas oito não compareceram.
A secretária de Educação, Valéria Stefanini Colaneri, prestigiou a cerimônia e ajudou os vereadores na entrega de certificados. Presidente interino, Nelson de Sousa Soares (PR) parabenizou os professores e ressaltou a importância das homenagens, feitas pela Casa de Leis desde 2009, que visam valorizar os profissionais dos mais diversos ramos da sociedade.
Outro lembrado da noite foi o presidente do Capivariano Futebol Clube, Osvaldo Agostinho Riccomini, o Vadinho – ex-prefeito de Capivari e diretor da Federação Paulista de Futebol. O mandatário do Leão da Sorocabana recebeu certificado pelo trabalho feito à frente do time há 34 anos. Ambas as homenagens foram indicadas pelo vereador Jorge José Elias (PMDB).

Ao todo, 13 professores da rede municipal foram homenageados pelo dia do profissional de educação física

Novidade
Começada a sessão, Bruno Barnabé (PPS), suplente nas eleições de 2009, assumiu uma cadeira de vereador e foi empossado pelo presidente em exercício, Nelson de Sousa Soares (PR). Barnabé permanecerá no cargo até 30 de setembro, quando o presidente Vitor Hugo Riccomini (PTB) retornará aos trabalhos legislativos, após um mês de licença não remunerada.
Em sua primeira fala na tribuna, Barnabé agradeceu a oportunidade de atuar no Legislativo. Comentou sobre uma verba de R$ 30 mil ao Lar dos Velhinhos conquistada em maio deste ano (quando ainda era suplente) por meio do deputado estadual Cauê Macris (PSDB). Agora, como vereador, anunciou uma nova verba para a mesma instituição, mas desta vez destinada pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB). Ambos os recursos terão o mesmo destino, que é a construção de um barracão de festas para a entidade.
“Graças a Deus e a esses deputados estamos conseguindo ajudar o nosso Lar dos Velhinhos. Porém, quero ressaltar a população, que este dinheiro é voltado para construções e reformas e não pode ser usado para custeio, como a compra de materiais, por exemplo, e, por isso, as colaborações não devem parar”, ressaltou o parlamentar.
Ainda segundo Barnabé, em breve ele se reunirá mais uma vez com os deputados Cauê e Vanderlei e pedirá providências em relação às más condições das Rodovias SP 306 e 308, que não possuem sequer acostamento adequado. Outra solicitação será em relação à Santa Casa, para a reabertura da UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
O vereador pretende apresentar indicações ao Executivo já a partir da próxima sessão ordinária, que vão desde recuperação de asfalto até iluminação, sinalização e capinação de mato nos bairros. Outro objetivo é dar entrada a um projeto de lei que trata do reaproveitamento de águas pluviais (das chuvas) para fins não potáveis. “E já tenho novidades sobre novas conquistas para o saneamento básico do nosso município”, completou.

Verba
Em tribuna, Edson Bombonatti (Tambuzinho), do PDT, disse que, recentemente, uma pessoa ligada a um órgão de imprensa da cidade disse que entrou em contato com o deputado estadual Rogério Nogueira (PDT) e que o mesmo disse estar “sobrando verbas em Brasília”.
Sendo assim, os vereadores do PDT teriam sido acusados de não enviar pedidos ao parlamentar. “A partir de agora, quando encaminhar um ofício a qualquer deputado, imediatamente vou repassar uma cópia para a imprensa, assim todos terão o conhecimento de que estou fazendo a minha parte”, disparou Bombonatti, que garantiu ter feito inúmeras solicitações a diversas autoridades.
Tambuzinho contou ainda que no período de eleição fez campanha para que o deputado se elegesse e ressaltou que Nogueira esteve na Santa Casa e ficou por dentro das dificuldades que a instituição vem enfrentando. “Então peço mais uma vez ao deputado Rogério Nogueira, que se elegeu com a ajuda dos capivarianos, que se prontifique a amparar a Santa Casa e também o município, que o ajudou com mais de 2 mil votos”, declarou.

Sossego público
Membros da Vigilância Sanitária, do Conselho Tutelar, da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e do Interact, além dos fiscais de postura, moradores e dos vereadores Arnaldo Annicchino Nacarato (PMDB), Bruno Barnabé (PPS), Mateus Scarso (PDT), Nelson de Sousa Soares (PR), Rodrigo Abdala Proença (PPS) e Valdir Antonio Vitorino (PDT) estiveram reunidos na tarde de terça-feira, 6, para discutir ações que garantam o sossego público.
A iniciativa foi de Proença, por avaliar que a população vem sofrendo cada vez mais com o desrespeito de algumas pessoas que fazem badernas nas madrugadas e nos finais de semana, incomodando principalmente os moradores que residem próximos dos locais onde elas ficam. “Não queremos acabar com os momentos de lazer dos jovens, mas não é justo que outros cidadãos sejam atrapalhados pelo excesso de comemoração”, avaliou.
Durante o debate, as autoridades tiveram a oportunidade de explicar as ações que são tomadas e os problemas enfrentados. Também, os moradores conseguiram falar diretamente o que estão passando e o que desejam de verdade. Para o vereador Proença, “a reunião foi ótima, pois todas as partes puderam se expressar e ouvir e, assim, traçar metas que serão seguidas a partir de então”.
Algumas medidas já foram decididas e serão encaminhadas aos setores responsáveis como forma de indicação, como, por exemplo: fechamento de parte da rua Coronel Delfino e da Rua São Benedito nos finais de semana, para evitar circulação de veículos com som alto; iluminação mais eficiente; e podas de árvores. A PM e a Guarda se comprometeram também a participar efetivamente neste novo processo de fiscalização.
Proença disse que a intenção não é promover medidas drásticas. “Achamos que essas ações iniciais já ajudarão bastante, coibirão.” Todo o encontro foi gravado e será feita uma ata, com assinatura dos participantes, e uma cópia será encaminhada ao Executivo para que o prefeito Luís Donisete Campaci (PMDB) também possa ter ciência da realidade do caso.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?