CapivariNotícias

Câmara Municipal aprova Dia do DeMolay

14/02/2014

Câmara Municipal aprova Dia do DeMolay

Homenagem reconhece atuação do grupo em benefício da sociedade
Ordem acompanha sessão ordinária na Câmara Municipal (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

CAPIVARI – Por unanimidade, os vereadores aprovaram na segunda-feira, 10, durante a segunda sessão ordinária do ano, a lei que institui o dia 18 de março como Dia Municipal do DeMolay. O projeto é de autoria do vereador Flávio Carvalho e visa, segundo ele, homenagear e incentivar o grupo DeMolay de Capivari – Capítulo “Ordem e Progresso” nº 73/480.

Para Carvalho, numa época em que a maioria dos jovens se desregra socialmente e caminha a passos largos rumo às drogas e à total alienação quanto aos valores sociais, é dever dos homens públicos, como também dos cidadãos, exaltar aqueles que estão verdadeiramente preocupados com o próprio futuro, os quais seguem no caminho do respeito e da fraternidade.

“Nós temos orgulho de cada um de vocês, porque vocês ‘são a luz no fim do túnel’ num país que parece estar ‘voando às cegas’. Hoje talvez vocês estejam nos ensinando muito mais do que os exemplos que nós os oferecemos”, comenta o vereador. A Ordem DeMolay “trabalha alicerçada na máxima de que educando o jovem nos eximiremos da tarefa de castigarmos o adulto”, segundo Carvalho.

Trata-se de uma organização mundial com fins filosóficos e filantrópicos patrocinada pela maçonaria, que surgiu em 24 de março de 1919 em Kansas City, Missouri (EUA), pelo maçom Frank Sherman Land. Com o propósito de formar bons cidadãos que convivam em harmonia, o grupo de jovens desenvolve programas de auxílio ao próximo no que diz respeito às necessidades básicas e educacionais.

“Realizamos ações beneficentes tanto para as populações como para as entidades da cidade: Associação Santa Rita de Cássia, Lar dos Velhinhos, Casa da Sopa e Casa da Criança. Sempre que podemos fazer alguma coisa por elas nós fazemos, seja uma doação em dinheiro, seja um trabalho, estamos sempre à disposição”, conta o mestre conselheiro regional Matheus Osti Cuan, 16, cuja função compreende nove cidades e dez Capítulos.

Quando perguntado sobre a conquista junto ao Poder Legislativo, o jovem estudante do ensino médio no Colégio Luiz de Queiroz (CLQ), em Piracicaba, diz que encara como um reconhecimento dos serviços cumpridos pela Ordem, o que influencia ainda mais na vontade de trabalhar pela melhoria da população capivariana. “A gente nunca pediu nada a eles antes. Logo na primeira vez já somos atendidos”.

A escolha da data para a homenagem marca o falecimento do francês Jacques de Molay, 23º e último grão-mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a outros membros, por contestar as falsas acusações de heresia e infidelidade à igreja, feitas pelo rei Filipe IV de França. Acredita-se que o motivo das incriminações fosse para adquirir as posses da Ordem, visto que em caso de prisão, os bens passariam a pertencer ao Estado.

Faça parte

Segundo Cuan, para ingressar na Ordem DeMolay, destinada apenas ao sexo masculino, é necessário ter entre 12 e 21 anos. Atingida a idade máxima, o integrante pode continuar frequentando as reuniões, mas deixa de ser um DeMolay oficial, explica o mestre conselheiro regional. “Aqui em Capivari a gente trabalha com uma média de 16 membros, que é a quantidade ideal para a execução das tarefas”, destaca.

No entanto, os jovens são submetidos a um procedimento padrão e seletivo, o qual decide se o rapaz está ou não apto a participar do grupo. “A gente escolhe as pessoas de acordo com o perfil delas”, completa Matheus Cuan. Para mais informações, os interessados podem acessar o perfil do Capítulo “Ordem e Progresso” nº 73/480 no Facebook: www.facebook.com/ordemeprogresso.capivari.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?