CapivariRegião

Campanha contra a dengue se intensifica em épocas de chuva

Com as chuvas dos últimos dias, a Campanha Contra a Dengue se intensifica em Capivari. Segundo a supervisora da equipe, Rosângela Correia, a campanha é permanente, não existe folga, nem recesso. Esse é um trabalho de rotina, casa a casa.

“Existem trabalhos diferenciados, em pontos estratégicos, como as borracharias, reciclagem, transportadoras e outros locais registrados pela Vigilância. Uma equipe específica vai a esses locais a cada 15 dias, quando é feita a vistoria”, explica a supervisora Rosângela.
Em Capivari, os pontos de foco principais são o Cemitério Municipal, onde existem muitas caixas d’água. A supervisora afirma que já pediu para retirar essas caixas ou vedá-las, mas elas ficam abertas, com perigo de haver ovos do mosquito.
Capivari possui hoje, 6 agentes da vigilância e 2 agentes da CCZ, além do motorista para realizar a fiscalização e o combate.
Segundo a supervisora, em 2012 foram confirmados apenas 2 casos de Dengue, sendo um no Bairro Santa Rita de Cássia e outro no Porto Alegre.
Os três primeiros meses do ano são a principal época de foco de dengue devido às contantes chuvas. A fêmea encontra locais propícios e bota ovos o tempo todo. Os ovos podem durar até um ano em local seco, e quando em contato com a água, em 3 dias, nascem os filhotes que já são capazes de acasalar. O mosquito vive em média dois meses e a fêmea bota a cada 6 dias. Ela suga o sangue para madurar os ovos e é aí que acontece a transmissão da doença.
A Vigilância Sanitária pede à população para não deixar água acumulada, limpar reservatórios com água e sabão e deixar vasilhas viradas de cabeça para baixo.
Os lugares onde mais se encontram os ovos são no interior das casas. O mosquito da dengue pica durante o dia e volta para a penumbra. Portanto, quando utilizar inseticida, passá-lo nos locais escondidos. Qualquer inseticida mata o mosquito da dengue.
Se o mosquito não estiver contaminado, a pessoa picada não corre o risco de adquirir a doença.
“O mosquito pica uma pessoa doente, e ele contamina outras pessoas. Ele não nasce com a doença. Esse vírus veio num navio negreiro da África, na época da escravidão”, explica a supervisora.

A doença
Quando a pessoa tem sintomas, como febre, manchas pelo corpo, sonolência e é identificada a dengue, ela fica de quarentena passando repelente e cuidando dos sintomas com remédios.
Existem quatro estágios da dengue até a hemorrágica. A pessoa pode pegar várias vezes o vírus. A doença sempre vem com maior intensidade. Os sintomas são febre alta e constante, dores intensas pelo corpo, manchas vermelhas, muita sonolência.
Se uma pessoa estiver com sintomas, deve imediatamente procurar o posto de saúde mais próximo. Os agentes de saúdes estão qualificados para identificar se é dengue.
A vigilância pede para que a população receba os agentes. Em caso de dúvida sobre quem está entrando na sua casa basta ligar para os telefones (19) 3492-1606 e (19) 3492-5833, falar com Débora e Rosângela.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?