Rafard

Campanha da Fraternidade propõe mudanças na saúde pública brasileira

A Campanha da Fraternidade 2012 começou na última quarta-feira, 22, às 14H, durante reunião da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na sede da entidade, em Brasília (DF).
Neste ano o tema da Campanha é “ Fraternidade e Saúde Pública” e o lema é “ Que a saúde se difunda sobre a Terra”, elaborado a partir do livro de Eclesiastes, da Bíblia Sagrada.
Segundo a CNBB, a Campanha de 2012 tem o objetivo geral de “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde”.
A Campanha da Fraternidade é realizada no Brasil desde 1964. Ela congrega todas as comunidades católicas do país e busca envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido.
A Campanha acontece durante todo o período da Quaresma.
O Secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, afirma que com a Campanha da Fraternidade, a Igreja quer sensibilizar as pessoas sobre a realidade da população brasileira que não têm acesso à assistência de saúde pública digna e de acordo com suas necessidades.
A CNBB informa que ao todo são seis os objetivos da campanha. E de acordo com o texto-base, qualificar a comunidade para acompanhar a gestão pública e exigir a aplicação dos recursos com transparência, além de alertar para a importância da organização da pastoral da saúde nas comunidades são algumas das ações esperadas.
O Padre Antonio Carlos D’Elboux, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Rafard disse que a Campanha começou com a distribuição de folhetos para todos os fiéis.
Serão feitos cinco encontros da família e a via sacra, nas quartas, quintas e sextas-feiras. Essas reuniões serão para refletir sobre a saúde e a situação do SUS.
“As pessoas ficarão sabendo quais atitudes tomar diante de uma situação inevitável hoje em dia em relação à saúde e de como podem ajudar aos outros”, disse D’Elboux.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?