CapivariNotícias

Campanha da Fraternidade quer despertar espírito comunitário na sociedade

23/02/2015

Campanha da Fraternidade quer despertar espírito comunitário na sociedade

Com o lema ‘Eu vim para servir’, edição 2015 foi lançada na última Quarta-feira de Cinzas, pela CNBB
Diácono Marcos Canobre, padre Aparecido Barbosa, Dom Fernando Mason e diácono Edgard Batista durante coletiva sobre a Campanha da Fraternidade 2015 (Foto: Divulgação/Diocese de Piracicaba)
Diácono Marcos Canobre, padre Aparecido Barbosa, Dom Fernando Mason e diácono Edgard Batista durante coletiva sobre a Campanha da Fraternidade 2015 (Foto: Divulgação/Diocese de Piracicaba)

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou na última Quarta-feira de Cinzas, 18, a Campanha da Fraternidade 2015. Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”, a campanha deste ano tem como finalidade despertar e alimentar, a partir do Evangelho, o espírito comunitário e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum.

Nos dias de hoje, muitas vezes a sociedade quer ser servida e, poucas vezes, quer servir ao próximo, o que a tem tornado bastante enferma, carente e problemática, afirma o bispo Dom Fernando Mason. “Por isso o pensar cristão traz essa reflexão. Quer nos trazer essa força que vem de Jesus Cristo que se chama ‘servir’ e, com isso, contribuir para que a sociedade se torne cada vez melhor.”

Como de costume, o lançamento da Campanha da Fraternidade também marcou o início da Quaresma, cujo tempo propõe a conversão e a reconciliação com Deus, com a Igreja e com os irmãos. “É neste tempo oportuno que somos chamados a repensar nossa postura como cristãos e, assim, nos prepararmos para a Semana Santa e para a Ressurreição do Senhor Jesus”, segundo a Diocese de Piracicaba.

Encontros preparatórios de formação foram realizados desde janeiro nas sete regiões pastorais que compõem a Diocese. Os articuladores diocesanos da edição 2015, diáconos Marcos Canobre, Edgard Batista e Vagner Pedroso, sob a orientação do coordenador diocesano da pastoral, padre Aparecido Barbosa, foram responsáveis por aprofundar as informações contidas no texto-base da campanha.

Cerca de 1.500 agentes participaram da formação. “Todos que vivenciaram a formação são chamados a serem multiplicadores, para que durante a Quaresma possam realizar via-sacra e encontros em suas comunidades, pastorais e nos quarteirões”, salienta o diácono Batista, que também é coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade 2015.
Anote

A caminhada do tempo quaresmal, momento litúrgico mais significativo para os católicos, começa na Quarta-feira de Cinzas e se estende até Domingo de Ramos, quando tem início a Semana Santa. Este ano, a Semana Santa será celebrada de 29 de março a 5 de abril, tendo como ápice o Tríduo Pascal (Quinta e Sexta-feira Santa e Sábado da Vigília Pascal) e a Ressurreição do Senhor Jesus no domingo de Páscoa.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?