NotíciasRafard

Campanha de vacinação contra raiva é prorrogada

28/11/2014

Campanha de vacinação contra raiva é prorrogada

Donos de cães e gatos podem levar seus animais de estimação na sede da Vigilância Sanitária, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Equipes realizaram atendimentos nos bairros Popular e Centro até sexta-feira, 14; agora, vacinações continuam na sede da Vigilância Sanitária (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – A Campanha de Vacinação contra a Raiva em Cães e Gatos, que terminaria na sexta-feira, 14, foi prorrogada pela prefeitura. Após realizar atendimento com equipes especializadas nos bairros Centro e Popular, a campanha continuará na sede da Vigilância Sanitária. Foram vacinados mais de 1.100 animais entre cães e gatos, incluindo a zona rural.

Segundo o chefe da Vigilância Sanitária, Celso Cerezer, o intuito com a extensão da ação é atingir o maior número de animais possível, evitando casos de raiva em Rafard. “Prolongamos a vacinação com o objetivo de atingirmos o máximo de animais. Após os atendimentos nos pontos específicos, agora daremos continuidade na sede da Vigilância”, frisa.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia. Animais acima de três meses podem receber a dose, porém o medicamento não pode ser entregue aos proprietários. Para vacinar o cão ou o gato, o proprietário precisa levar a carteirinha de vacinação do animal de estimação.

Hepatite e HPV

Ocorreram entre os meses de setembro e outubro as ações de vacinação contra a hepatite B e o papilomavírus humano (HPV) em Rafard. Essa foi a segunda dose da vacina contra o HPV em 2014, cuja campanha nacional foi realizada na cidade por meio de trabalho específico nas escolas do município.

Este ano, a população-alvo foi composta por meninas de 11 a 13 anos. Em 2015, serão vacinadas adolescentes entre nove a 11 anos. As escolas Jeni Apprilante, Josefina Chiarini Borghesi, Luís Grellet e Aurélio Sotto receberam as enfermeiras da Unidade Básica de Saúde (UBS), que aplicaram as doses e falaram sobre a doença. Ao todo, 178 meninas foram vacinadas.

Na sequência, a prefeitura promoveu ainda mobilização contra a hepatite B. O foco da ação foi o grupo de risco, ou seja, pessoas de 19 a 49 anos, sobretudo manicures, gestantes, caminhoneiros, coletores de lixo, policiais e usuários de drogas. Além do atendimento no posto, também foi feito trabalho específico na usina Raízen. Segundo dados fornecidos pela Diretoria da Saúde, foram quase 200 pessoas vacinadas.

Ainda no mês de outubro, o Ministério da Saúde introduziu na rotina vacinal das gestantes o imunológico dTpa, que protege a mãe e o recém-nascido contra a pértussis ou coqueluche (doença respiratória altamente contagiosa marcada por tosse convulsa) e serve como complemente à vacina antitetânica.

A Diretoria da Saúde de Rafard pede que as gestantes compareçam na sala de vacinas ainda nas primeiras semanas da gravidez. Em meio à campanha, também foi realizada a introdução da hepatite A, com ampliação do calendário básico nacional de imunização infantil. A faixa etária da hepatite A são crianças de um a dois anos incompletos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?