CapivariNotícias

Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Multivacinação Seletiva começa neste sábado

17/08/2015

Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Multivacinação Seletiva começou neste sábado

Todas as crianças de seis meses a quatro anos completos devem receber as duas gotinhas de 15 a 31 de agosto para prevenir a paralisia infantil
Mais de 6.600 pessoas já foram vacinadas contra a gripe na cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Mais de 6.600 já foram vacinados contra a gripe na cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – Neste sábado, 15, acontece o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Multivacinação Seletiva, das 8h às 17h. A campanha vai até dia 31 e os interessados devem procurar os Postos de Saúde do Porto Alegre, Padovani, Castelani, Santa Rita, Engenho Velho, São João ou o Centro Especializado de Atendimento à Mulher e à Criança (CEAMC) das 7h às 16h30.

O público-alvo são crianças de seis meses a quatro anos completos. A secretária da Saúde, Eliane Piai destaca a importância de levar a carteirinha de vacinação, pois além da paralisia infantil, as vacinas atrasadas serão atualizadas. A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

O Brasil está livre da poliomielite há mais de 25 anos. O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças, porque o vírus da paralisia infantil permanece ativo em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

Visando o maior número de crianças imunizadas, a Secretaria da Saúde disponibiliza duas equipes volantes para a Área Rural no “Dia D”. Os pontos e horários podem ser conferidos no quadro ao lado. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica de Capivari, localizada na Rua Padre Haroldo, 553, Centro, ou pelo telefone 3492-8205.

Influenza

Após três meses, a 17ª Campanha de Vacinação contra a Influenza encerra nesta sexta-feira, 14. Até o momento, cerca de 6.640 pessoas foram vacinadas, atingindo aproximadamente 64% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Pessoas com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, trabalhadores da saúde, doentes crônicos, Polícia Militar (incluindo os bombeiros), Polícia Civil, funcionários dos Correios e professores podem se vacinar contra a influenza, no Centro Especializado de Atendimento à Mulher e à Criança (CEAMC) ou nos Postos de saúdes do Porto Alegre, Padovani, Castelani, Engenho Velho, São João e Santa Rita, das 8h às 16h.

A Secretaria da Saúde ressalta que a vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Após a vacinação, o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe. Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?