NotíciasRafard

Campanha Novembro Azul visa conscientizar homens quanto os riscos do câncer de próstata

11/11/2016

Campanha Novembro Azul visa conscientizar homens quanto os riscos do câncer de próstata

novembro-azulRAFARD | Teve início na segunda-feira, 07, a campanha “Novembro Azul”, com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre prevenção e perigos do câncer de próstata. De acordo com a diretoria de Saúde, até o final do mês serão ofertados exames e atendimentos de prevenção ao câncer na Unidade Básica de Saúde (UBS), consultas médicas, testes de glicemia, exames de PSA.
A ação faz parte do trabalho feito pelo Ministério da Saúde que visa alertar e combater ao câncer de mama, colo de útero e câncer de próstata, através do Outubro Rosa e Novembro Azul, meses dedicados a realização de atividades lúdicas e realização de exames, sempre buscando reforçar a importância da causa.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens no país. No âmbito mundial, ele ocupa o sexto lugar, representando 10% dos casos de câncer. Por atingir mais os homens acima de 65 anos, é considerado um câncer mais comum na terceira idade.
Outros dados preocupantes são referentes à resistência dos homens quanto à consulta médica, destacando que 51% dos homens acima de 35 anos nunca consultaram um urologista, sendo que 09 a cada 10 casos são curáveis quando descobertos cedo. Além disto, outra informação que ressalta a importância da ação é que o câncer de próstata atinge 07 brasileiros por hora, o que nos faz redobrar a atenção e daí a importância em procurar um especialista.
Segundo o Inca, a indicação é de que todo homem a partir dos 55 anos faça o rastreamento do câncer de próstata. Homens da raça negra ou que são descendestes de negros e aqueles que têm pai ou irmão com câncer de próstata devem iniciar o acompanhamento aos 50 anos.
Deste modo, o Governo de Rafard disponibilizará um médico especialista para orientar e proceder quanto à parte cardiovascular masculina. Os agentes de Saúde também foram orientados e estarão fazendo a busca ativa durante todo o mês.
Sobre a resistência, muito comum, encontrada nos homens quanto à realização do exame de prevenção, a diretora de Saúde, Ivone Infante acredita que seja muito mais por conta do “medo” de estar doente do que pelo exame, em si.
“Acredito que esse comportamento nem é tanto pelo preconceito em relação ao exame de toque retal. É uma atitude que vem como reflexo do medo de descobrir que pode estar doente. Observo que, depois do exame, os homens se sentem mais aliviados do que envergonhados, caso recebam a notícia de que está tudo normal com a próstata”, frisa a diretora.
Para mais informações, o telefone da UBS é (19) 3496-7230.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?