Rubinho de Souza

Capitão José Duarte Nunes

Na publicação da semana que passou, do dia 17 deste mês, fiz referência a um compromisso que assumi com meu amigo César Ortolani, que seria o de descobrir, a seu pedido, quem foi o Capitão José Duarte Nunes – personagem este que deu nome à rua onde ele mora em Rafard.

É verdade a máxima, na qual dizem que às vezes, mais vale um amigo perto, do que um irmão longe, e amigos os tenho muitos, e não é que um deles me liga um dia desses, e me pergunta depois dos cumprimentos de praxe, se eu tinha descoberto quem foi o Capitão que dera nome à rua que fiz referência na minha publicação daquela semana. Respondi que até aquele momento, não tinha nenhuma informação.

Diante da minha negativa, meu interlocutor, Antonio Carlos Rossi, me diz: – Se quiser vir aqui na minha casa, tenho a foto e uma pequena biografia do Capitão José Duarte Nunes.

capitão-josé-duarte-nunes-do-fundo-do-baú-raffard

Pedi então que ele mesmo escrevesse para mim a biografia do nosso homenageado, a qual transcrevo abaixo:

José Duarte Nunes, nasceu em 29/02/1872 e faleceu em 21/04/1951, e foi casado com Maria Texeda Nunes, nascida em Sevilha, na Espanha.

De profissão agrimensor, natural de Jaguarão, Rio Grande do Sul, segundo consta José Duarte Nunes, falava fluentemente a língua francesa.

Fundou e foi proprietário do Círculo Operário, que depois doou para a entidade rafardense.

Foi ainda, fundador de vários jornais, na época em que nossa cidade pertencia a Capivary, e ainda era a Villa Raffard, sendo um deles o jornal “A Semana”, e outro, o “Semanário do Comércio” (14/03/1909), dos quais era Redator Responsável, contando com a ajuda e apoio do também jornalista José Miguel Bósio, que mais tarde fundou o Jornal “O Progresso”.
José Duarte Nunes, foi também um notável filantropo, juntamente com seu amigo e irmão de maçonaria o Dr.

José Vieira da Costa Valente, médico-fundador da Santa Casa de Capivari, que era seu presidente, quando eclodiu a terrível gripe espanhola, sendo sua a iniciativa e a providência de montar um pronto socorro para atender às vítimas da pandemia, na cidade de Capivari.

Duarte Nunes, entrou para a Loja Maçônica Integridade de Capivari, na data de 31 de março de 1916, tendo exercido várias funções, entre as quais a de Presidente (Venerável Mestre) no período de 1919 a 1920.
Quanto ao seu título de Capitão, José Duarte Nunes o conquistou por ocasião de sua destacada participação como combatente, na I Guerra Mundial.

A biografia acima, do Capitão José Duarte Nunes, de autoria do capivariano Antonio Carlos Rossi, a quem agradeço por sua elucidativa participação, como nosso homenageado, também foi Presidente da Loja Maçônica Integridade de Capivari, no período de 1986 a 1990.

logo do fundo do baú raffard

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?