Capivari

Capivari dá início à ‘Operação Estiagem 2018’

.

A Prefeitura de Capivari, por meio da Defesa Civil, iniciou a Operação Estiagem 2018 no dia 1º. A ação terá sequência até o dia 30 de setembro. O período consiste nas iniciativas do setor em monitorar a Umidade Relativa do Ar (URA), que apresenta queda nesta época por conta da baixa incidência de chuvas. Durante a Operação, a Defesa Civil emitirá boletins e alertas, além de atender a população pelo telefones 199 ou 3492-3186.

O monitoramento URA será feito pela Estação Meteorológica Automática CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), atualizada por hora e aferida em quatro níveis: observação de quando o índice está em até 30%; atenção a respeito do momento em que a aferição fica entre 30% e 20%; alerta sobre a variação do índice entre 20% e 12% e emergência para quando a Umidade Relativa do Ar fica abaixo de 12%.

“A estiagem é um período de menos chuvas, com tempo mais seco, período propício para a ocorrência de incêndios, que podem afetar a saúde”, comenta o diretor de Defesa Civil Júlio Capóssoli Neto. “Contamos com a participação da população para evitar situações de risco, pequenas atitudes podem evitar grandes estragos”, diz.

Publicidade

Os munícipes também podem auxiliar da seguinte maneira: não realizar nenhum tipo de queimada, não descartar fósforos ou cigarros às margens da Rodovia ou em locais propícios a proliferação do fogo, não soltar balões e evitar acender fogueiras, utilizar a água de maneira racional, evitar banhos prolongados, fechar a torneira enquanto escova os dentes e usar baldes de água para lavar veículos. O tempo seco pode afetar a saúde, causando gripe, doenças respiratórias, alergias, irritação nos olhos, nariz e garganta.

Denuncie

A Campanha Cidadão Consciente e Fiscalização chama atenção da população para a contenção de queimadas no município, o que aumenta em épocas de estiagem e causa malefícios para a saúde dos munícipes. É importante frisar que a queima de resíduos sólidos ou limpeza de terrenos por meio de fogo é terminantemente proibido em Capivari, conforme Lei Municipal 07/2005.

Sendo assim, o cidadão é responsável pelo descarte legal destes resíduos, seja por meio de caçambas contratadas ou nos Ecopontos que ficam localizados na Avenida José Bernardo Duppret, 375, no Castelani, e Demétrio Girardi, s/n, no Sgariboldi.

Para que seja aplicada multa é necessário o flagrante. Para isto, a população tem à disposição para denúncia o telefone 0800 771 3365 da Ouvidoria Municipal que atende em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora deste horário, pode-se entrar em contato com a Guarda Municipal pelo 153 ou 3492-1311.

Caso não tenha a possibilidade de denunciar para o flagrante, o cidadão poderá encaminhar vídeo ou foto que identifique o infrator e, quando possível, o endereço do mesmo. Essas imagens e dados podem ser encaminhados para o e-mail: [email protected].

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo