CapivariNotíciasRafard

Capivari e Rafard superam média nacional no Ideb

16/09/2016

Capivari e Rafard superam média nacional no Ideb

A classificação, que foi criada em 2007, visa avaliar à qualidade de cada escola e de cada rede de ensino

IDEBEDUCAÇÃO | O Ministério da Educação divulgou na última semana o desempenho das escolas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. A educação básica nas escolas públicas (estaduais e municipais) de Capivari e Rafard ficaram acima da meta nacional de 6 pontos. A média obtida pelas duas cidades foi de 6.2.
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.
“Os resultados apontam com perfeição o quanto estamos investindo e qualificando na educação de nossa cidade. Temos uma equipe da educação engajada com professores eficientes, suporte para o trabalho, estrutura de qualidade, além da merenda escolar, que busca na alimentação mais saudável um aspecto que melhore a disposição dos alunos, entre outras situações que somam ao rendimento escolar. Agora, é necessário que haja continuidade no trabalho, porque o Ideb deve ser encarado como um processo contínuo de melhorias”, comentou o prefeito de Rafard, César Moreira, após a divulgação do resultado.
Para a diretora de Educação, Rejane Marreto, esse resultado foi possível graças ao empenho dos profissionais da Educação que acreditaram nas propostas do Governo Municipal. “Parabenizo a todos os profissionais envolvidos pelo empenho e dedicação ao longo dos últimos anos. A Educação de Rafard é referência na região e não é à toa, pois o trabalho que vem sendo realizado é feito com muito carinho e responsabilidade”, destaca.
Rejane ainda pontuou que estudos estão sendo feitos pela diretoria de Educação e que, em breve, diretores e coordenadores serão convocados para uma reunião que discutirá a avaliação do 7índice de cada escola.
A vereadora Daniela Parra, que também é professora da rede pública, parabenizou todos os professores e funcionários durante o uso da tribuna livre, na última sessão da Câmara. “Isso nada mais é que o resultado de um trabalho desenvolvido por profissionais de excelência, com qualidade e responsabilidade, sem dizer é claro, do amor e dedicação”, disse a parlamentar, que também criticou a falta de reconhecimento.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?