CapivariDestaquesSaúde

Capivari protocola pedido para abertura da UTI na Santa Casa

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

Pedido para abertura de 7 leitos de UTI adulto para tratamento da Covid-19 foi feito à DRS-10; resposta deve vir do Governo do Estado; Santa Casa de Capivari não tem UTI desde 2012, quando a unidade foi fechada por falta de profissionais

Com uma média diária em torno de 40 novos munícipes positivados pela Covid-19 e 138 óbitos confirmados, Capivari é um dos muitos municípios brasileiros que sofre com a falta de leitos de UTI.

Atualmente, a cidade depende dos leitos privados contratados no Hospital Unimed e Capivari e da central reguladora de vagas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O alto índice de internações tem sido um problema, levando em consideração a falta de vagas para tratar os pacientes de casos mais graves da doença.

Na tarde desta segunda-feira (21), o prefeito de Capivari, Vitor Hugo Riccomini (PSL), e o vice, Bruno Barnabé (PSDB), protocolaram na Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba, o pedido de abertura de 7 leitos de UTI adultos na Santa Casa de Misericórdia de Capivari, todos para tratamento de pacientes Covid.

Segundo a assessoria da prefeitura, o conselho da DRS deve se reunir na manhã de quarta-feira (23), para dar andamento ao pedido. Se aprovado, o documento seguirá para a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, que publicará a liberação no Diário Oficial.

“Desde o começo do ano estamos fazendo um levantamento de custos, buscando formas e soluções para que nossa Santa Casa tenha uma Unidade de Terapia Intensiva.

O que estava ao nosso alcance foi feito, agora aguardamos o Governo do Estado se manifestar para que a UTI possa entrar em funcionamento”, disse Riccomini.

O prefeito antecipou que as equipes já foram contratadas, a documentação está pronta e todos os investimentos necessários foram realizados.

A Santa Casa de Capivari não tem UTI desde 2012, quando a unidade foi fechada por falta de profissionais.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?