CapivariDestaquesNotícias

Capivari recebe Castramóvel

O veículo do tipo utilitário furgão também será destinado para atendimentos do CCZ em Capivari (Foto: Prefeitura de Capivari)

A unidade é um trailer adaptado com o investimento de R$120 mil que realizará castrações em animais de rua e de famílias de baixa renda

A Prefeitura de Capivari recebeu durante a manhã de sexta-feira, 17, o Castramóvel, por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Ricardo Izar, e intermédio dos vereadores Valdir da Farmácia e Binga. A unidade é um trailer adaptado com o investimento de R$120 mil, que vai atender já nos próximos dias, a população de animais de rua (cães e gatos) e animais de famílias de baixa renda, realizando cirurgias gratuitas de castração.

Atualmente, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Capivari realiza o procedimento cirúrgico em sua sede, na qual os animais precisam ser levados até o local para a castração, e agora, com o novo recurso móvel, as cirurgias serão feitas diretamente nos bairros. Uma média de seis a sete castrações são realizadas por dia, de segunda a sexta-feira, e com a facilidade, este número deve aumentar.

“O castramóvel vai ser muito importante, pois através dele vamos conseguir chegar nos bairros onde têm mais animais na rua, realizando as castrações e assim diminuindo a população de animais abandonados. Muitas pessoas não têm como trazer o seu animal ao CCZ, e sendo assim, nós vamos até os bairros mais carentes realizando as castrações desses animais”, diz a diretora do CCZ, Maísa Assalin de Camargo.

“Assim evitamos a procriação indesejada além de, desta forma, combater a circulação de possíveis doenças, como a raiva; além de também evitar prováveis acidentes de atropelamentos no trânsito e de mordeduras nas pessoas”, diz a diretora clínica do CCZ e médica veterinária, Renata Zani.

“A aquisição é uma grande conquista para o município. Assim atenderemos a um anseio da população e será um ganho enorme tanto para a população e para a saúde pública, quanto para os animais”, destaca Simoni Pacheco, diretora de Vigilância em Saúde.

“A cidade de Capivari pode se alegrar por mais esta aquisição, com a vinda do Castramóvel. Estamos muito felizes em poder oferecer este serviço no município, reduzindo assim a população de animais de rua e alcançando as regiões que mais sofrem do problema. Além do castramóvel, o CCZ também recebe um novo veículo do tipo furgão para que possa realizar seus atendimentos com maior qualidade e eficiência”, pontua o prefeito Rodrigo Proença.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?