CapivariNotícias

Capivari registra queda de mais de 70% nos casos de dengue

11/04/2016

Capivari registra queda de mais de 70% nos casos de dengue

No primeiro trimestre deste ano foram registrados 148 casos positivos para a doença; em 2015, no mesmo período, eram 535
Foto: Marcos Teixeira de Freitas/Creative Commons
Foto: Marcos Teixeira de Freitas/Creative Commons

CAPIVARI | Os casos da dengue registraram uma nova queda, informou a Prefeitura de Capivari. Nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano foram contabilizados 148 notificações positivas da doença, contra 535 no mesmo período de 2015, ou seja, 72,33% a menos, o que representa uma redução de 387 casos.
Se comparado o mês de março, que foi o período de maior incidência da doença, a queda é ainda maior. Em 2015 foram contabilizados 404 casos. Já neste ano, 95 pessoas tiveram seus exames confirmados para dengue, uma queda de 76,48%.
Para o prefeito Rodrigo Proença, isso é resultado de uma forte campanha promovida pela Prefeitura. “No ano passado, nós registramos um grande número de casos de dengue; ao todo foram 1.147. Devido a isso já iniciamos no final de 2015 uma campanha nos bairros com passeatas e orientações. Uma das primeiras coisas que fiz no início de 2016 foi reunir com todos os secretários e diretores para definir uma forte campanha contra a dengue”, ressalta.
A campanha Xô Dengue utilizou todos os meios de divulgação como: banners, outdoors, rádios e jornais e o título fixou na cabeça de todos. Ao mesmo tempo foi iniciada a Força Tarefa que tem como objetivo visitar as residências do município para levar fiscalização e orientação. “A nossa equipe já percorreu mais de 4 mil residências. Nós entramos nas casas fiscalizamos e orientamos as pessoas para que eliminem qualquer vestígio de água parada que pode se tornar um criadouro do mosquito da dengue”, disse o prefeito.
A ação, que é realizada aos sábados, retorna neste fim de semana, dia 9, e deverá percorrer 1.200 casas dos bairros Morada do Sol e Porto Alegre. Na parte da tarde ainda será realizada a nebulização. Os munícipes também recebem um folheto com informações sobre os sintomas da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, além de conter orientação sobre o movimento 1, 10, 20 que recolhe materiais como: móveis velhos, restos de capinação de terrenos e limpeza de quintal.

Carnaval
No início do ano, a Prefeitura optou pelo cancelamento do Carnaval 2016 para investir cerca de R$ 100 mil em trabalhos de prevenção como limpeza de terrenos, nebulizações e operações tapa-buracos.
A campanha foi intensificada devido ao grande número de casos da dengue no ano passado e a transmissão do Zika Vírus e a febre Chikungunya pelo mosquito Aedes Aegypti.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?