CapivariDestaques

Capivari segue mais um ano sem os festejos do padroeiro São João

Pelo segundo ano consecutivo, os festejos do santo padroeiro de Capivari, São João Batista, estão suspensos, por conta das restrições da Covid-19. A data é comemorada no dia 24 de junho, próxima quinta-feira.

Na Igreja Matriz, estão programadas as missas com o Tríduo de São João Batista e a missa solene, que encerra a programação religiosa. Para evitar ao máximo qualquer tipo de aglomeração, o tradicional hasteamento do mastro de São João Batista foi cancelado.

“Por conta do cenário da pandemia, não podemos gerar aglomeração, então não haverá, mais uma vez, a Festa de São João. As missas vão acontecer seguindo todos os protocolos e com 40% de ocupação da Igreja, o que corresponde a cerca de 300 pessoas por celebração”, explica o padre Adalton Roberto Demarchi, pároco da Matriz de São João em Capivari.

Desde o ano passado, período em que a Covid-19 já avançava no número de casos em toda a região, a tradicional fogueira de São João já não foi acesa. No seu lugar, uma projeção de fotos na fachada da Igreja Matriz recordou a tradição de ver as chamas na noite do padroeiro.

Este ano, nem mesmo a projeção das fotos da fogueira será possível.

“A recomendação que nós temos é que não se faça nada que possa gerar o agrupamento de pessoas, então vamos seguir à risca”, conclui Demarchi.

Programação Religiosa

O Tríduo de São João Batista, na Igreja Matriz de Capivari, vai de 21 a 23 de junho, de segunda a quarta-feira, com missas às 19h30. Na quinta-feira (24), feriado municipal em Capivari, acontece a missa solene da natividade de São João Batista, também às 19h30.

Para participar presencialmente das missas não é preciso agendar, basta chegar mais cedo e ocupar os lugares demarcados.

As celebrações também terão transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e página do Facebook da Paróquia de São João Batista, e através do canal da Ícone TV.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?