Capivari

Capivari tem projeto para transformar UPA em Núcleo de Atenção Básica e Laboratório

Obra foi construída e nunca foi aberta para utilização da população (Foto: Reprodução/EPTV)

No dia 23 de maio foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto 9.380/2018 que possibilita aos municípios que possuem Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) sem utilidade, utilizem o espaço para outras finalidades. O prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, anunciou que o município fará a implantação do Laboratório e do Núcleo de Atenção Básica em Saúde no prédio onde seria a UPA, ampliando as ações básicas de saúde para outras regiões.

O atendimento realizado nas UPAS, de urgência e emergência, continuará em atividade no Pronto Socorro da Santa Casa de Capivari. Moradores dos bairros São Pedro, Ribeirão, Bosque dos Pinheiros, Residencial Santa Rita e demais empreendimentos da região poderão ter atendimento no local.

O secretário da Saúde Ivan Rosatto, o gerente da Atenção Básica Dr. Guacyro Justino Alfredo e a coordenadora da Atenção Básica Meiriele Formigari também participaram da reunião de estudo do projeto. “Nossa intenção é de que a unidade esteja ativa já no primeiro semestre de 2019”, comentou Proença. “É importante ressaltar o empenho da equipe da Saúde que trabalhou incansavelmente nesta iniciativa por cerca de oito meses. Muito obrigado”, conclui. O prédio passará por adaptações e melhorias, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.

Centro do Idoso

O prefeito explicou, ainda, que o objetivo inicial, inserido no Plano de Governo da Administração, era de implantar o Centro do Idoso no espaço em que a UPA está, o que não pode ser viabilizado de acordo com o Decreto do Ministério da Saúde que determina os procedimentos a serem seguidos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?