CapivariEsportes

Capivariano Futebol Clube: da segunda divisão à série A2

Apesar de sua primeira aparição no cenário do futebol estadual em 1942, quando disputou o campeonato amador do interior, o Capivariano Futebol Clube foi fundado em 12 de outubro de 1918. Desde então, foram 40 campeonatos estaduais disputados.
Já na década de 1950, conquistou 32 títulos em diversas competições regionais. Foi então que recebeu o apelido “Leão da Sorocabana”, uma vez que seu campo de treino era ao lado da estação de trem da Sorocabana.
Em 1958, teve sua primeira competição profissional no Campeonato Paulista da Terceira Divisão.
O principal título na terceira divisão foi conquistado em 1984. Foi quando o Leão foi promovido à segunda divisão e onde permaneceu por alguns anos.
A nomenclatura dessa divisão mudou várias vezes no decorrer dos anos. Em 2005 foi unificada a “segundona” do Campeonato Estadual.
Desde então, o Leão disputava e sempre era eliminado na primeira ou na segunda fase.
Osvaldo Agostinho Ricomini, o “Vadinho”, presidente do clube, com poucos recursos financeiros, porém sempre à frente e confiante, apostou na equipe.
Em 2011, o Capivariano Futebol Clube recebe alguns futebolistas de grandes times, emprestados do grupo Maggi, onde se destacaram no campeonato da “segundona” série B, como Luiz Fernando Borges Romão, tornando-se o maior artilheiro nessa categoria, com 27 gols, dentre outros que abrilhantaram as competições.
Um campeonato longo e cansativo para toda a equipe. Foram 20 times disputando o acesso à A3, por pontos corridos.
O Leão de Sorocabana percorreu várias cidades, jogando em campos com situação precária. Jogos tumultuados, como quando o Capivariano venceu o Guariba por 2 a 1, no dia 10 de agosto e se isolou na liderança. Um jogo com várias expulsões. Sobrou para a torcida e a imprensa de Capivari que esteve presente.
Já na final, disputando o caneco contra o Independente de Limeira, no primeiro jogo o Capivariano vence u por 2 a 0, jogando em casa. No segundo jogo, no Estádio Comendador Agostinho Prada, na cidade de Limeira, o Galo devolveu o placar sendo Campeão da Série B. Na ocasião, os torcedores do Galo resolveram comemorar a conquista, provocando a torcida e os jogadores do Leão. A grande confusão marcou essa final, com lesões e furtos de pertences pessoais da equipe, no vestiário do Capivariano.
Mesmo com a derrota, nada apagaria a campanha espetacular do Leão da Sorocabana.
Em 2012, o novo técnico, José Batista Lopes, o Abelha, é anunciado para comandar o time, com alguns jogadores que ficaram e novos que foram contratados, como Denner e Silas. Novas normas foram impostas pela Federação Paulista de Futebol (FPF), como a construção de arquibancadas exigidas para a liberação dos jogos.
Dentro do prazo estipulado pela FPF, todas as exigências foram cumpridas pelo clube com a ajuda dos patrocinadores e da Prefeitura. Vadinho permaneceu na presidência do Capivariano F. C. e reafirmou sua crença e fé na equipe.
As partidas começariam em 26 de janeiro, num campeonato curto, que durou apenas quatro meses. Ganhando sete jogos consecutivos, a equipe é abalada pela morte da mulher do técnico, Ana Abelha, em um trágico acidente automobilístico. O time, então, teve uma queda de rendimento. Após alguns jogos, é anunciada a saída do técnico Abelha, dando lugar ao novo técnico, Paulinho MacLaren.
Com algumas mudanças técnicas, o time se levanta e consegue passar para a segunda fase do campeonato, seguindo o líder da chave. Após perder de 2 a 0 para o Batatais, passa a ser o vice-líder. Mesmo assim, os jogadores comemoravam o acesso à Série A2, que estava confirmada com outro resultado: Rio Branco 1 a 0 sobre a Inter de Limeira.
Mesmo não disputando a final do campeonato Paulista na Série A3, o Capivariano Futebol Clube faz história na cidade de Capivari. Foram dois acessos consecutivos, tendo agora oportunidade de disputar a série A2 contra grandes times.
Depois de 20 anos, o Leão novamente disputa o campeonato paulista na Série A2. A última vez que esteve na série foi em 1993, ano em que a Federação Paulista modificou a nomenclatura das divisões por série e o Capivariano, por não ter disputado o campeonato em 1992, não atingiu pontuação para se manter na série A2, e foi rebaixado duas divisões, indo para a série B 1-A.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?