CapivariNotícias

Capivariano vira tema de documentário produzido por alunos de Jornalismo

14/12/2015

Capivariano vira tema de documentário produzido por alunos de Jornalismo

‘Capivariano: pelos campos buscando a vitória’ fala sobre a ascensão do time e a importância do Leão da Sorocabana para a cidade; os estudantes são da Unimep
Documentário foi produzido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos futuros jornalistas (Imagem: Reprodução/Facebook)
Documentário foi produzido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos futuros jornalistas (Imagem: Reprodução/Facebook)

CAPIVARI – O Capivariano Futebol Clube foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um grupo de estudantes de Jornalismo da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). O documentário intitulado “Capivariano: pelos campos buscando a vitória” fala sobre a ascensão do time, abordando o lado emocional da trajetória, como dificuldades, jogos marcantes e a importância do clube para a cidade.

Joanan de Oliveira Batista, de 28 anos, João Victor Longo, 21, Leonardo Augusto Nocete, 21, e Lucas Neri, de 24, disseram que a ideia de falar sobre o Leão da Sorocabana surgiu quando o grupo soube que o time havia conquistado o tão sonhado acesso à Série A1 do Campeonato Paulista, em 2014. “E, ao pesquisarmos sobre a história do clube, nos deparamos com a recente e rápida ascensão”, conta João Victor.

“Decidimos então contar a história dos acessos por pessoas que de alguma maneira contribuíram direta ou indiretamente nessa jornada”, continua. “Dar uma atenção maior para esse grande feito que poucos clubes conseguiram. Dar a atenção merecida ao Capivariano que as grandes mídias não deram.” O vídeo também traz um pouco da memória do eterno presidente Osvaldo Riccomini, que morreu em maio deste ano.

O documentário é repleto de entrevistas. Entre elas, os rapazes conversaram com o gerente de futebol do Capivariano, Evandro de Souza, com o preparador de goleiros Tiago Silva, com torcedores e com o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença (PSDB), além do vice, Vitor Riccomini (PTB), um dos filhos de Vadinho, como era mais conhecido. O trabalho foi apresentado para a banca no último dia 1º e recebeu nota B.

“O relatório [que acompanhou o projeto] pesou muito na nota final. O documentário estava praticamente perfeito”, justificam os alunos. Para eles, que são de cidades diferentes – Limeira, Iracemápolis, Rio das Pedras e Araras, respectivamente –, o desafio de falar sobre o time de Capivari foi gigantesco. “Se não fosse a união e toda a dedicação do grupo, não teríamos um resultado final tão bacana.”, afirma João Victor.

O material deve ser disponibilizado em breve no YouTube e divulgado no site do jornal O Semanário. O TCC foi orientado pela professora Ana Maria Cordenonssi e avaliado pela professora Luciane Ribeiro do Vale e pelo jornalista esportivo Leonardo Moniz, ex-aluno da Unimep que atuou como repórter e editor do caderno de esportes do Jornal de Piracicaba por cinco anos, até outubro de 2015.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?