CapivariNotícias

Carreta que oferece exames de mamografia antecipa chegada a Capivari

30/11/2015

Carreta que oferece exames de mamografia antecipa chegada a Capivari

Unidade móvel ficará instalada na Arena Capivari até dia 30 dezembro; atendimento teve início nesta segunda-feira
Mil mamografias serão realizadas pelo programa ‘Mulheres em Peito’ em Capivari (Foto: Diogo Moreira/Governo do Estado de São Paulo)
Mil mamografias serão realizadas pelo programa ‘Mulheres em Peito’ em Capivari (Foto: Diogo Moreira/Governo do Estado de São Paulo)

CAPIVARI – A chegada da carreta do programa estadual “Mulheres de Peito” a Capivari, que estava programada para dia 2 de dezembro, foi antecipada para a última sexta-feira, 27. O veículo já passou por várias cidades do interior de São Paulo desde 2014 e vai estar na Arena Capivari até dia 30 de dezembro, oferecendo 50 mamografias gratuitas por dia da semana e 25 aos sábados. Ao todo, a ação visa realizar mil exames.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, com início nesta segunda-feira, 30. “Apesar da data final ser dia 30, os exames serão realizados até três dias antes, pois nos demais dias algumas pacientes serão reconvocadas para fazer mais uma imagem e também haverá agenda de ultrassonografia mamária para alguns casos”, explica a Secretaria da Saúde.

Segundo a Câmara, a visita da carreta a Capivari foi solicitada pelo vereador Flávio Carvalho (PSDB) ao deputado federal Carlos Sampaio, do mesmo partido. “Essa conquista me deixa muito feliz. Teremos mil mamografias, que suprirão mais do que a demanda reprimida de Capivari, hoje de 500 mamografias”, afirma. “E, assim, também poderemos ofertar alguns exames para as cidades da região.”

O “Mulheres de Peito” tem o objetivo de incentivar mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem exames de detecção precoce do câncer de mama. Não há necessidade de levar um pedido médico, apenas RG e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Pacientes entre 35 e 49 anos também podem participar do programa, desde que tenham em mãos o pedido médico acompanhado do RG e do Cartão do SUS.

Além de mamógrafo, as carretas possuem aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e banheiros. As imagens captadas pelo mamógrafo são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, que emite laudos à distância, na capital paulista, em até 48 horas.

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?