CapivariNotícias

Casal com sanfona diverte pacientes de hospital

23/02/2015

Casal com sanfona diverte pacientes de hospital

Todas as manhãs de sexta-feira, Roberto Pagotto e a esposa Neide se apresentam na Unimed
Roberto Pagotto e a esposa Neide cantam para os pacientes da Unimed Capivari todas as sextas-feiras (Foto: Divulgação/Unimed Capivari)
Roberto Pagotto e a esposa Neide cantam para os pacientes da Unimed Capivari todas as sextas-feiras (Foto: Divulgação/Unimed Capivari)

Todas as manhãs de sexta-feira, o casal Roberto Pagotto e Neide Furlan Pagotto realiza um trabalho voluntário na Unimed Capivari. De quarto em quarto, eles cantam belas músicas, ao som de uma sanfona, com o intuito de divertir e envolver os acamados. “O ambiente fica mais alegre e é contagiante o sorriso dos pacientes”, conta a assistente social do hospital, Joyce Jerusa, que acompanha todas as apresentações.

Segundo ela, a música descontrai o ambiente. “Estudos comprovam que a música ajuda na recuperação, pois vai além dos benefícios emocionais, como também reflete na redução da pressão arterial, da frequência respiratória e na normalização das taxas de batimentos cardíacos”, explica. “Os pacientes cantam e até sugerem músicas, e é essa a minha intenção: deixá-los felizes”, afirma, sorridente, o sanfoneiro.

História

Roberto Pagotto, 63, aprendeu a tocar sanfona aos dez anos e, com isso, já completou 50 anos de música. De lá para cá, acumulou muitos prêmios e apresentações em bailes. Em seu currículo como artista, teve o privilégio de se apresentar com Mariangela, filha de Mario Zan, o mais conhecido acordeonista do país, Irmãs Galvão e Tinoco. Também fez parte da Orquestra Sinfônica de Tatuí.

Em 2013 e 2014, participou do Mapa Cultural Paulista (evento promovido pela Secretaria de Cultura do Estado e produzido pela Abaçaí Cultura e Arte), ao lado de centenas de artistas. No ano passado, obteve o primeiro lugar da região de Campinas na expressão Música Instrumental, categoria Solista, quando conquistou o público e os jurados com sua inseparável sanfona.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?