Capivari

CCZ inicia programa de microchipagem em animais

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou recentemente a identificação de animais por dispositivo eletrônico (microchip). Inicialmente, 500 animais castrados do CCZ e de proprietários, devem receber o aparelho.
Desta forma, caso o animal seja abandonado ou perdido e venha a ser recolhido pelo CCZ, o seu dono poderá ser rapidamente identificado. Em caso de abandono e maus tratos, o proprietário poderá responder legalmente pelo crime, inclusive em todo o território nacional, já que o cadastro dos animais microchipados é nacional. Além disso, será possível confirmar se o animal já foi ou não castrado, evitando possíveis novas intervenções.
Para a implantação deste serviço a Prefeitura investiu R$ 7,5 mil na compra de um lote inicial de 500 microchips. A leitora dos microchips, um equipamento estimado em R$ 1 mil, foi doada ao município pelo projeto Cão Show, da cidade de Americana.
O diretor clínico do CCZ, Edoardo Tancredi, explica que o objetivo é adquirir ainda mais microchips e implantá-los em todos os animais que forem castrados pelo CCZ, tanto nos bichos internos como de proprietários. “Os animais não sentem dor durante a aplicação do chip e o procedimento pode ser efetuado em filhotes e adultos. Com isso, poderemos identificar os proprietários em casos de perdas, abandono e maus tratos”, registrou o Diretor.
Segundo ele, para a implantação do sistema de microchipagem e funcionamento do sistema, o CCZ recebeu a instalação de internet via rádio, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?