Capivari

Centro de Formação Profissional José Márcio Bertoldo é inaugurado

Centro de Formação oferecerá cursos gratuitos

Os capivarianos em busca de qualificação profissional agora têm a possibilidade de estudar em uma instituição com a qualidade de ensino do Serviço Nacional da Indústria (Senai) sem precisar sair da cidade. Na manhã de sexta-feira, 21, foi inaugurado o Centro de Formação Profissional José Márcio Bertoldo, uma parceria entre o Senai de Rafard, a Prefeitura de Capivari, a Regional de Indaiatuba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e a empresa Rigitec.
“Praticamente toda empresa enfrenta dificuldades com a falta de mão de obra qualificada”, disse o empresário José Márcio Bertoldo, que dá nome ao Centro de Formação Profissional. “A ideia é ajudar na formação de profissionais capacitados. A mão de obra é o carro chefe para o crescimento de uma empresa.”
Inicialmente, a unidade oferecerá cinco cursos voltados à construção civil: pedreiro assentador, revestidor, pintor, eletricista instalador residencial (ministrado no Senai, de Rafard) e instalador hidráulico, ambos com carga horária de 160h. Cada turma terá 12 alunos. Na segunda-feira, 24, as duas primeiras já começaram a assistir as aulas. Os cursos são gratuitos e destinados a desempregados e pessoas de baixa renda.
Segundo o diretor do Senai, José Luiz Chagas Quirino, a intenção é, com o tempo, ampliar o segmento de cursos. “Este é o início de um grande trabalho que será feito em Capivari”, declarou, deixando em aberto a possibilidade de, no futuro, o município abrigar uma unidade do Senai. “Tudo que hoje é grande, um dia começou pequeno”, completou.

Crescimento
Alguns fatores, como o clima, a proximidade com o aeroporto de Viracopos, a disposição do poder público em firmar parcerias e a duplicação das rodovias que circundam Capivari, foram destacados pelo diretor titular do Ciesp, José Augusto Rodrigues Gonçalves, como atrativos para que novas empresas se instalem no município, em breve.
Além disso, segundo ele, ao alcançar um nível de saturação em campos industriais de cidades da região, as empresas podem observar um vasto mercado a ser explorado em Capivari. “Em um curto espaço de tempo, o município será um grande atrativo para as empresas”, disse Gonçalves, que completou: “Capacitando novos profissionais, você cresce de maneira coordenada. Assim, quando as indústrias chegarem, o município já estará na frente”.
A possibilidade de expansão também é vislumbrada por Bertoldo. “Estamos sentindo que Capivari está crescendo. Mas, como vamos nos desenvolver, se não começarmos por aqui, formando profissionais?”, questionou. “Isso aqui tem de virar Senai grande.”
A inauguração do Centro de Formação Profissional José Márcio Bertoldo, que fica na rua Barão do Rio Branco, 460, no centro, também recebeu as presenças do vice-prefeito, Júnior Pacheco (PR), do secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Antonio Rossi Pagotto, do presidente da Câmara, Vitor Hugo Riccomini (PTB), e do 1º vice-diretor do Ciesp, Murilo Bertoldo.

José Bertoldo, Pagotto, Murilo Bertoldo, Junior Pacheco, Gonçalves, Quirino e Riccomini durante cerimônia de inauguração

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?