Capivari

Centro de Zoonoses apreende dezenas de animas vítimas de maus tratos

O Centro de Controle de Zoonozes da Prefeitura Municipal de Capivari – CCZ, com apoio da Polícia Militar e a presença de um Oficial de Justiça, apreendeu 32 cachorros, na manhã de terça-feira, 7, numa residência, no Centro de Capivari.
A apreensão ocorreu por meio de mandado judicial, fato inédito no município.
A diretora do Centro de Controle de Zoonoses, Márcia Bachiega explicou que o CCZ conheceu o caso após denúncia, e prontamente tomou as medidas legais necessárias para a solução do caso. Márcia disse que verificou que os animais estavam em péssimas condições para sobrevivência, após denúncia de vizinhos. Segundo ela, antes mesmo da operação já haviam sido retirados mais de 10 animais do local, vítimas de maus tratos. Durante a apreensão havia mais de trinta animais convivendo em uma área inapropriada, sem espaço para locomoção e nenhum cuidado com a higiene.
A diretora do Centro de Zoonoses revela que após os animais serem apreendidos verificou-se que a moradora não tinha autorização para criar aquele número de cães e que a mesma comercializava animais de maneira ilegal. A dona dos animais vai responder judicialmente por maus tratos e crime contra o meio ambiente, artigo 32, da Lei 9.605/98. A pena para o crime é de detenção, de 3 meses a um ano e multa.
Os animais apreendidos foram levados para o CCZ. Lá eles receberam cuidados veterinários e foram diagnosticados com inúmeros problemas de saúde.
A Diretora do CCZ ressalta que para criar mais de cinco animais em casa, é preciso ter autorização do CCZ e da Vigilância Sanitária.
O CCZ iniciou o serviço de microchipagem, o que tornará mais fácil a identificação das situações de abandono ou maus tratos de animais.
Márcia complementa que o CCZ não recolhe animais saudáveis, mas sim doentes. “Eles recebem cuidados e são disponibilizados saudáveis para adoção por meio de feirinhas de animais, como ocorrerá com os animais apreendidos nessa operação”, garante a diretora.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?