CapivariMombucaNotíciasRafardRegião

Cerca de 4 mil doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em um dia

07/05/2016

Cerca de 4 mil doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em um dia

Ministério garante que 100% das doses serão entregues até 13 de maio
Procura pela vacina foi grande (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Procura pela vacina foi grande (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

Capivari atingiu 37,95% da meta estipulada de pessoas vacinadas contra a gripe, somente no sábado, 30 de abril, quando foi realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Ao todo foram aplicadas 3.776 doses da vacina para crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas e pessoas com 60 anos ou mais de idade. Para os idosos acamados estão sendo agendadas vacinas em suas residências.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, devido à alta procura, já no primeiro dia de vacinação, as doses não foram suficientes. Porém, na quinta-feira, 5, mais 3.800 doses foram disponibilizadas pelo Estado.
Na data também foi realizada a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. A Secretaria da Saúde ressalta que é importante não se esquecer de levar a caderneta de vacinação. Mais informações no setor da Vigilância Epidemiológica, pelo no telefone 3492-8205.

Rafard
Na Cidade Coração, 720 doses foram aplicadas no primeiro fim de semana da campanha, sendo 318 em idosos, 240 em crianças, 100 em funcionários da Saúde, 47 em gestantes e 15 em puérperas.
Após a aplicação das doses, os vacinados foram convidados para uma avaliação bucal, procedimento simples, porém importante, visando os cuidados com a saúde da boca, verificando possíveis doenças ou cáries. As crianças se divertiram com a distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.
Na terça-feira, Rafard recebem mais 700 doses. “Ressaltamos que este ainda não é o total de doses solicitada para a cidade. A campanha termina no dia 20 de maio, sempre com atendimento na Unidade Básica de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h”, informa o prefeito César Moreira.
Em Mombuca, mais de 290 pessoas foram imunizadas. A campanha também continua até o dia 20 de maio, na Unidade Mista de Saúde, das 8h às 16h, na sala de vacinação.

Falta de vacinas
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, responsável pela distribuição da vacina no estado, o Ministério da Saúde foi informado durante toda a semana passada que as doses de vacina contra a gripe recebidas não seriam suficientes para atender a demanda do interior de São Paulo. Novas remessas foram distribuídas durante a semana. O Ministério garante que 100% das doses serão entregues até 13 de maio.
Ainda de acordo com o Ministério, a falta de vacina ocorre porque vários estados, entre eles São Paulo, resolveram antecipar a vacinação este ano, devido ao crescimento no número de casos de H1N1 no país. O envio das vacinas foi feito dentro do cronograma, ressaltando que é de responsabilidade dos estados distribuir o medicamento para os municípios.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?