EditorialOpinião

“Checkin” criminoso

26/08/2016

“Checkin” criminoso

editorialEDITORIAL | A ideia de rede social é realmente muito interessante. É um meio prático para manter contato com amigos, ver fotos, conversar e se interagir com o mundo todo. Porém, por baixo de tanta praticidade há um grande risco, principalmente para as crianças e adolescentes. Alguns filhos passam a tarde inteira sozinhos em casa, com acesso ilimitado a internet, dificultando muito que os pais tenham algum controle sobre a navegação dos filhos.
Já não é novidade que muitos criminosos ficam tentando se conectar com crianças através das redes sociais. Fingindo ser uma pessoa que não é, com outra idade e características, fazem amizade, mostram confiança e por último tentam marcar para encontrar a criança ou jovem. É preciso ficar atento!
A moda agora, e que vem sendo registrado com grande frequência na região, são crimes e assaltos que acontecem pelo excesso de informações na rede, descobrindo o tempo que a criança fica sozinha em casa, a hora, como é o bairro, se tem empregada ou não, e todas as informações necessárias para programar um sequestro ou assalto. Em Rafard, só em um quarteirão do bairro Jardim Ana, pelo menos quatro furtos aconteceram enquanto os proprietários estavam trabalhando ou viajando.
De acordo com uma empresa especializada em segurança, que pesquisou 50 criminosos para saber a influência dos sites de relacionamento na hora de “programar” um crime. O resultado apontou que quase 80% dos assaltantes entrevistados buscam fontes em redes sociais como Twitter e Facebook para monitorar suas vítimas. Segundo o estudo, alguns dados postados nesses sites ajudam os infratores a ficar informados quando os proprietários das residências estão ausentes, por exemplo.
Mais da metade dos criminosos disseram que o erro mais comum é quando os usuários revelam na internet onde estão localizados, especialmente em serviços de “checkin”, que atualizam automaticamente sua localização. Outra característica inclui a postagem de fotografias do lugar que os indivíduos estão.
O estudo afirma ainda que cerca de 3/4 dos 50 assaltantes entrevistados acreditam que o Google Street View também contribui para o aumento dos furtos a residências, além de sistemas de mapeamento geográfico como, por exemplo, o Google Maps.
Entre os erros mais frequentes dos internautas e que contribuem para os assaltantes estão: deixar janelas abertas, esquecer objetos de valor em locais de fácil visualização, deixas as chaves atrás das portas e receber entregas do lado de fora das casas. Por esses e outros motivos, é importante ficar atento.
Não facilite!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?