Capivari

Clube de Vexilologia do IFSP Capivari expõe bandeiras na Câmara

Foto: Divulgação/Câmara Capivari

O projeto Câmara Arte e Cultura inaugurou na segunda-feira (14), a exposição Bandeiras dos Estados Brasileiros, que ficará à disposição no hall de entrada da Câmara de Capivari, durante todo mês de outubro.

Elaborada pelos integrantes do Clube de Vexilologia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Capivari, sob orientação do professor Tiago José Berg, a exposição tem por objetivo reproduzir, estimular e difundir o conhecimento sobre os símbolos cívicos de nossas unidades federativas.

A mostra conta com 28 bandeiras confeccionadas pelos estudantes dos cursos de química e informática, na modalidade técnico integrado. Ela utiliza técnicas de colagem e normas industriais de produção, apresentando dados sobre o seu significado, aspectos políticos, religiosos, geográficos, históricos e culturais.

Segundo Berg, é um trabalho inédito em nível de educação, com bandeiras nas escolas do Brasil, com a meta de resgatar a cultura cívica e difundir a vexilologia para o público em geral.

A exposição ficará disponível ao público até o dia 4 de novembro, na segunda-feira, das 8h às 21h e de terça a sexta-feira, das 8h às 17h.

O que é Vexilologia

A vexilologia é o estudo das bandeiras, estandartes e insígnias e das suas simbologias, usos, convenções etc. Este termo foi criado por Whitney Smith, dos Estados Unidos, com vasta obra publicada sobre o assunto. O seu nome provém de vexilo, nome dos estandartes utilizados no exército romano.

Uma pessoa que estuda as bandeiras é chamada “vexilologista”. Por extensão, uma pessoa que desenha bandeiras é chamado “vexilógrafo”.

A FIAV (Federação Internacional das Associações Vexilológicas) coordena várias associações de entusiastas deste campo do conhecimento. A cada dois anos esta organização promove congressos de vexilologia.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?