Capivari

Coletores de lixo eletrônico serão instalados nas escolas

Escolas de Capivari recebem na próxima semana, coletores de “lixo eletrônico”. O projeto de conscientização para a preservação do Meio Ambiente está sendo realizado Diretoria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria da Educação e a empresa Reciclick Descarte Tecnológico.
No mês de maio, alunos das escolas municipais participam de um ciclo de palestras, chamado “Projeto Reciclick nas escolas”, que consiste na conscientização para a correta destinação do lixo eletrônico. O objetivo do projeto é promover uma campanha de coleta seletiva destes materiais.
Após as palestras, serão colocados nas escolas da cidade, os coletores de resíduos eletrônicos, que serão coletados pela Reciclick, sendo pesados, triados e descaracterizados para sua reciclagem. A previsão da Prefeitura de Capivari é que os coletores estejam em todas as escolas até a próxima semana.
A Coordenadora de Coleta Seletiva da Diretoria de Meio Ambiente, Karen Bertoldo Angelim afirma que esse projeto é muito importante, pois destinará ao local correto o que antes ficava acumulado causando danos ambientais e à saúde. Para a Coordenadora de Educação Ambiental do município, Lorena Sério de Quadros esta é uma ótima oportunidade para dar continuidade ao processo de conscientização ambiental dos alunos e da população em geral.
Após instalados os coletores nas unidades de ensino, os alunos seguirão um calendário de entrega de resíduos em que fica firmado que toda quinta-feira os estudantes levarão até a escola o lixo eletrônico e a empresa passará na sexta-feira recolhendo. Apenas os alunos poderão levar o lixo eletrônico.
Serão recolhidos: Televisores de todos os tamanhos; computadores em geral e peças internas; celulares e peças internas; monitor de computador; mouse; pen drive; rádio portátil; mini systen; rádio automotivo; caixa de som; teclado; fone de ouvido; MP3 e MP4 player; DVD player; controle remoto; brinquedos eletrônicos em geral; liquidificador; batedeira; sanduicheira; câmera fotográfica; câmara fotográfica digital; filmadora; CDs; calculadora; ventilador; aparelho de telefone normal, sem fio e fax; secador de cabelo; pilhas; carregador de pilha, celular e bateria.
A empresa Reciclick Descarte Tecnológico esclarece que produtos maiores como refrigeradores não serão recolhidos nesses coletores. Também não serão recolhidas lâmpadas de nenhum tipo.

Ecoponto
A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente iniciou também no mês de maio, o Projeto Ecopontos em Capivari. O projeto prevê a implantação de pontos de coleta de materiais recicláveis em vários locais do município, em parceria com o comércio local. O objetivo é contribuir com a preservação do meio ambiente, mantendo a cidade limpa e mais saudável, além de contribuir com a sustentabilidade no município.
O primeiro Ecoponto para depósito dos materiais recicláveis do município foi uma parceria entre a Prefeitura de Capivari, a Cooperativa Cooper Recicla e a loja 2 do Supermercado Irmãos Bresciani, localizada no bairro Rossi.
Os cidadãos poderão depositar nos Ecopontos, metais (latas em geral), vidros (garrafas, frascos em geral, potes e copos), papel (jornais, revistas, cadernos, papéis de escritório, embalagens e papelão) e plástico (garrafas, sacos, sacolas, potes, tampas e utensílios domésticos).

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?