Turismo

Coluna Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Torre de Pedra/SP

Localizada às margens da Rodovia Castelo Branco, a 167 km da capital, Torre de Pedra é uma graciosa cidade do interior paulista.

Faz parte da “Região Turística Raízes do Interior SP”, estando a 43km de Tatuí e a 67km de Botucatu.

A Torre de Pedra que dá nome à cidade

A famosa Pedra, em formato de torre, está sendo preparada cuidadosamente para brevemente receber os turistas com sinalização adequada, e um tipo de passarela com corrimão rodeando aquele atrativo.

Em breve a prefeitura também fará um convênio com o Senar.

Com os esforços do Comtur, a cidade está ‘abraçando’ o turismo.

Feira de artesanato

Em dezembro último, foi realizada a primeira Feira de Artesanato de Torre de Pedra. Com o sucesso, o Comtur estuda realizá-la todos os meses, possivelmente aos sábados.

É bom saber que na cidade tem um pesqueiro com peixes de grande porte, incluindo o famoso tucunaré.

Feira de Artesanato em Torre de Pedra

Os visitantes da cidade podem, ainda, contar com uma piscina de água natural alcalina.

Para os que apreciam o produto, a cachaça ali fabricada foi premiada com medalha de ouro em Bruxelas, tendo abocanhado prêmios em várias categorias e de sabores diversos aqui no Brasil.

Visite Torre de Pedra eu sua primeira oportunidade.

Tatui, mais um título

O Vaticano acaba de autorizar a Igreja Matriz de Tatuí passar a usar o título de “Basílica Menor da Igreja Católica”.

Esse tipo de elevação é um reconhecimento a nível internacional, e somente o Papa tem autoridade para conceder o título de “Basílica” a um templo.

A Matriz que virou Basílica, em Tatuí/SP

A Santa Missa de Instalação do que será “Basílica Nossa Senhora da Conceição” está marcada para acontecer no feriado de Tiradentes, em 21 de abril de 2022, em horário a ser anunciado.

O prédio da referida Matriz é patrimônio histórico, cultural e religioso de Tatuí, completando agora 200 anos de existência.

Em seu interior uma arquitetura exuberante e rica em detalhes.

Tatuí já é destaque como “Capital da Música”, “Cidade Ternura” e como “Terra dos Doces Caseiros”, sendo reconhecida como “Município de Interesse Turístico – MIT”.

Visite Tatuí em sua primeira oportunidade.

Cidade histórica Arapeí

Às margens da antiga Estrada Rio-São Paulo, entre São José do Barreiro e Bananal, a cidade de Arapeí espera a sua visita.

É ali que está a Floresta dos Pinhos e a Gruta Izabel encravada na Serra da Bocaina, proporcionando a emoção do desconhecido. Imagina-se que este local pode ter sido abrigo de piratas e bandeirantes, que em tempos passados andavam pela região em busca de ouro e fortuna.

Arapeí, joia encravada entre montanhas. Foto: Ken Chu.

Em Arapeí você pode visitar a Pedra do Caxambu, a Capela do Alambary (1826), a Cachoeira da Gruta (85m) e outros passeios que você precisa fazer com Guias credenciados

Descubra também o artesanato local. Visite Arapeí.

Exposição na Catedral da Sé

Neste domingo (23), será inaugurada uma exposição se reportando às “Memórias Paulistanas”, nas dependências da famosa Catedral da Sé.

As telas a expostas é da renomada artista plástica Cristiane Carbone, e retratam igrejas é prédios da capital, inclusive como era a nossa catedral no ano de 1880.

Cristiane Carbone, nossa premiada artista plástica

A exposição ficará disponível para ser apreciada até 6 de março.

Não só os de outras plagas, mas principalmente os moradores da capital precisam conhecer melhor a nossa história através daquelas telas.

Por Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –janeiro 2022

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?