Turismo

Coluna Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Praias de São Sebastião

Onde antes do descobrimento os índios tupinambás e os tupiniquins ali habitavam, apenas divididos pela Serra de Boiçucanga, hoje mais de trinta belas praias formam o vasto litoral do município de São Sebastião.

O município tem também ilhas e cachoeiras.

Mata Atlântica de um lado e formoso mar azul de outro.

Barra do Uma. Foto: Alf Ribeiro

Bons hotéis, pousadas e campings, aliados a bons restaurantes, pizzarias, sorveterias, cafés etc. O que mais querer?

Agências e Guias locais são aconselháveis para você não perder tempo e conhecer os diversos pontos turísticos da cidade.

Americana-SP

A cidade de Americana, localizada junto à Via Anhanguera, proporciona interessantes passeios, além de ser importante centro têxtil, possuindo quase 500 fábricas de tecidos e derivados.

Produzem cerca de 150 milhões de metros a cada mês!

Portal de Americana. Foto: Paulo Li

Os tecidos trouxeram as bordadeiras e estas o artesanato.

Agora, a cidade de Americana já conta com serviços de gabarito no setor e onde o Turismo pode sobressair-se.

Reconhecida, anos atrás, como prioritária para o desenvolvimento do turismo, Americana ainda não atingiu o ponto desejado ou merecido.

Capital do Rayon

A cidade de Americana destaca em sua história a imigração norte americana na agricultura após 1865.

Já em 1887 vieram os imigrantes italianos na lavoura e na indústria têxtil. Depois vieram os alemães com sua mão de obra especializada.

Agradável Casa da Cultura de Americana. Foto: Paulo Li

A partir de 1930 muitas pequenas empresas têxteis começaram a caracterizar aquela cidade a qual, assim, passou a ser conhecida como a ‘Capital do Rayon’.

Um vasto e rico arquivo de documentos oficiais, com a inauguração da Estação Ferroviária pelo Imperador Pedro II, entre outros, tudo está à disposição de estudantes e historiadores em exposição permanente.

A rotunda de Cruzeiro-SP

Cruzeiro é município localizado no cone leste paulista, onde era o trecho da Estrada Real, caminho entre Minas Gerais e Paraty, por onde passavam as expedições para a exploração do nosso ouro com destino à corte de Portugal.

Não só foi um trecho obrigatório, como um ponto de interligação entre três Estados, fato decisivo para a consolidação do núcleo urbano que se formou.

A Rotunda de Cruzeiro-SP

Na época, a Estrada de Ferro Central do Brasil deu grande importância ao lugar, tendo até sido construída uma “Rotunda”, um tipo de garagem para quinze locomotivas numa construção de 1930 em forma de semicírculo.

Hoje em dia, ações de cultura são realizadas no local, sendo um dos atrativos da cidade de Cruzeiro.

O solar de Lorena-SP

Hoje, no local, estão O Museu Municipal, a sala Euclides da Cunha, a Casa da Cultura e a Secretaria de Cultura e Turismo da cidade.

O Solar de Lorena, de grandes proporções, foi feito de taipa de pilão no ano de 1852 e dotado dos mais finos materiais importados na época.

É considerada uma das construções antigas mais bela de todo o Vale do Paraíba.

Solar Conde Moreira Lima, em Lorena-SP. Foto: Gazeta Imperial

Famoso, igualmente, por hospedar o Imperador Dom Pedro II, a Princesa Isabel e o conde D’Eu. Foi tombado pelo Condephaat.

Assim é o Solar do Conde Moreira Lima, em Lorena.

O conde foi um dos maiores produtores de café daquela região.

Hoje, o Solar é um dos atrativos turísticos da cidade de Lorena.

Anote para visitar Lorena numa primeira oportunidade.

Por Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –fevereiro 2022

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?