CapivariRafard

Com comportas 100% abertas, Capivari e Rafard não sofrem com enchentes neste início de ano

19/01/2018

Com comportas 100% abertas, Capivari e Rafard não sofrem com enchentes neste início de ano

Barragem da Leopoldina recebeu limpeza para melhorar o escoamento (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

REGIÃO | A Defesa Civil de Rafard e Capivari mantém a abertura total das comportas da Barragem Leopoldina, por conta das fortes chuvas que ocorreram nas cidades de Campinas e Monte Mor. Deste modo, as águas dos mananciais baixaram em nível seguro e preveniram a ocorrência de enchentes ou alagamentos nas duas cidades.

No domingo, 14, uma equipe fez uma limpeza na barragem para aumentar a vazão e facilitar o escoamento das águas. No mesmo dia, a chegada das águas causaram um aumento gradativo do nível do manancial, atingindo 1,70 metros. “Vale lembrar que o volume considerado normal no Rio Capivari é de 80 centímetros. O transbordamento passa a ocorrer ao atingir 2 metros na régua de referência, instalada na ponte da Avenida Pio XII”, explica a Defesa Civil de Capivari.

Além da checagem constante do nível do rio, a Defesa Civil realiza vistorias técnicas nas chácaras Planalto e, também, na área central de Monte Mor, para avaliar os impactos em Capivari. Os trabalhos de monitoramento permanecem em atividade por meio das rondas em locais passíveis de alagamentos e o acompanhamento, em tempo real, de toda rede telemétrica do Rio Capivari em Campinas e Monte Mor. Na última semana, o nível do rio oscilou entre 1,70m e 1,42m, o que não é considerado estado de alerta.

Apesar dos fortes temporais que têm atingido a região nos últimos dias, Capivari e Rafard não registraram queda de árvores, destelhamentos ou alagamentos. “O município está em estado de observação, que é considerado normal. Não existe a necessidade de alerta. O nível do Rio Capivari está em 70 cm hoje (quinta-feira, 18)”, informou a Prefeitura de Capivari.

Novo sistema

Para atender ao Plano de Ação Imediata, a Prefeitura de Capivari, por meio da Defesa Civil, recebeu o apoio da empresa Raízen, que implantou uma modernização no sistema de abertura e fechamento da comporta da barragem Leopoldina. A melhoria visa facilitar o escoamento da água, auxiliando na diminuição do risco de enchentes e alagamentos.

Um processo que levava cerca de 3 a 4 horas para ser realizado com o apoio de oito pessoas que revezavam entre si, agora é feito em uma hora por meio de duas pessoas. “A Defesa Civil tem trabalhado de forma preventiva. Nosso município sofre com as chuvas que, consequentemente, quando em grande volume, acarretam alagamentos, mas nossos esforços estão concentrados em diminuir ou impedir esses acontecimentos”, explica o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença.

Ele comenta ainda que a colocação do motor traz os benefícios que a cidade precisa. “Há tempos discutimos uma forma de otimizar nosso trabalho, garantindo mais agilidade em momentos de enchentes. Estamos muito satisfeitos com a colocação do equipamento”, conclui. Com comportas 100% abertas, Capivari e Rafard não sofrem com enchentes neste início de ano.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?